Vida em Dia

Ansiedade é a líder dos distúrbios emocionais

21/09/2019

Dados recentes divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que 9,3% dos brasileiros, mais de 18 milhões, apresentam sintomas de ansiedade. O Brasil é líder mundial, apresentando números três vezes maiores do que a média mundial. Na América do Sul, por exemplo, os índices brasileiros superam países que se encontram em estado alarmante quando o assunto é ansiedade, entre eles Paraguai (7,6%), Chile (6,5%) e Uruguai (6,4%). 

 

Hoje, os transtornos derivados da ansiedade já são a terceira razão de afastamentos do trabalho no Brasil, sendo que os gastos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) giram em torno de R$ 200 milhões em pagamentos de benefícios anuais, de acordo com dados da Previdência Social. Segundo Massimo Colombini, médico da família, acredita-se que esses números são decorrentes dos conflitos sócio-econômicos, da violência, trânsito e instabilidade política, que geram grande tensão na população.

 

Mas, afinal de contas, o que é ansiedade, quais seus sintomas, e como preveni-la? O médico explica que a ansiedade é que uma resposta subjetiva ao estresse. Para a medicina existem dois tipos de transtorno: o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) e a Síndrome do Pânico. Ambos precisam de tratamento e, dependendo do caso, uso de medicamentos adequados para o controle dos sintomas.

 

Foto: Image Bank/MediaBaker