Notícias

Soberania x privatização: sociólogo e petroleiro debatem o tema em Santos

24/09/2019

O Fórum em Defesa das Aposentadorias, preocupado em debater e se apropriar dos temas econômicos e sociais mais relevantes à classe trabalhadora, promove nesta quarta-feira (25), às 19h, na Associação José Martí, em Santos, a roda de conversa “Soberania Nacional x Privatização – a relação entre o desmonte da Petrobras e o aumento no preço dos combustíveis”.

 

Aberta ao público, a atividade traz dois convidados: Rafael Rodrigues da Costa, sociólogo e pesquisador do INEEP – Instituto de Pesquisa do Setor Petróleo; e Aleksei Neves, técnico de operação da Petrobras e diretor do Sindipetro Litoral Paulista.

 

A relação entre privatização e disparada no preço dos combustíveis O recente aumento no preço da gasolina e diesel nos postos de gasolina do país, após os ataques sofridos por refinarias da Arábia Saudita, mais uma vez coloca a Petrobras no centro do debate nacional.

 

Afinal, qual a política de preços de combustíveis mais coerente? Alinhada aos valores e princípios da soberania e desenvolvimento nacional, resgatando a função social da Petrobras como empresa pública e estatal? Ou submetida aos critérios de gestão privada, acompanhando a política de preços internacionais do petróleo?

 

Alinhado às exigências do mercado financeiro e da grande imprensa, o governo federal até o momento tem escolhido a segunda opção, repassando para os brasileiros os aumentos no preço do barril de petróleo. Além disso, sob o comando do ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou um amplo e profundo programa de privatizações de diversas estatais brasileiras. Dentre elas, ativos estratégicos da Petrobras como subsidiárias, gasodutos e metade do parque de refino nacional – a companhia já anunciou a intenção de vender oito de suas 13 refinarias. A entrega do pré-sal também vem sendo aprofundada, com a participação cada vez maior das multinacionais na exploração dos enormes blocos existentes no subsolo da costa brasileira.

 

A intenção do Fórum é aproveitar o conteúdo produzido a partir da atividade para elaborar boletim informativo direcionado ao tema das privatizações. Desde sua criação, quando nasceu combatendo centralmente a reforma da previdência, o Fórum vem realizando panfletagens regulares em locais de grande circulação de trabalhadores da região. As inscrições podem ser feitas no Facebook.