Notícias

Segurança em casa: dicas sobre instalação elétrica

28/09/2019

Falta de interruptor próximo à porta, ausência de tomadas para ligar todos os eletrodomésticos e eletrônicos imprescindíveis para uma casa têm relação com o projeto de iluminação.  Trata-se de um estudo que leva em consideração as necessidades de todos os moradores do imóvel, sem abrir mão da segurança. Afinal, as instalações elétricas são partes fundamentais em uma reforma ou construção. 

 

Evitando o pior
Para evitar curtos-circuitos, choques, mau desempenho dos aparelhos e, até mesmo, incêndios, você deve procurar um profissional, que execute o projeto elétrico residencial com qualidade. Além disso, é preciso verificar se ele o eletricista vai tomar uma série de precauções e instalar os equipamentos e aparelhos recomendados pelos órgãos de fiscalização, entre eles, o Inmetro.

 

Confira algumas dicas de ouro para evitar imprevistos com as instalações:

Disjuntores: no quadro de distribuição, deve ser instalado um disjuntor para cada circuito e um disjuntor geral, para que não ocorra sobrecarga.

 

Condutores: invista em bitolas de cabos e fios definidos por normas nacionais para evitar superaquecimento dos condutores e, como consequência, um curto-circuito.

 

Materiais: produtos de baixa qualidade podem resultar em queda constante de disjuntores. Aposte em marcas com selo do Inmetro.

 

Aterramento: descargas elétricas terão um caminho alternativo e seguro, se o aterramento for feito com cuidado. Ele é fundamental para evitar que equipamentos eletrônicos e componentes da instalação queimem.

 

Benjamins e adaptadores: resista à tentação de usar excessivamente estes dispositivos para evitar aquecimento do circuito elétrico. Elabore um projeto que contemple uma tomada para cada aparelho elétrico.

 

Tomadas específicas: alguns aparelhos, como chuveiros e máquina lava e seca, possuem potências elevadas. Por este motivo, é indicado que tenham um sistema elétrico diferenciado. 

 

Manutenção: a primeira manutenção elétrica deve acontecer em até dez anos. Após essa, as demais devem ser feitas de cinco em cinco anos. Dessa forma, é possível garantir a segurança e a qualidade das instalações.

 

Foto: Pixabay