Manual do Viajante

ABAV projeta expectativas positivas para turismo brasileiro

27/09/2019

O turismo como ferramenta para o desenvolvimento econômico e social, com a consequente geração de empregos e renda, foi o foco principal do encontro anual da Associação Brasileira de Agentes de Viagem (ABAV), megaevento que aconteceu entre 25 e 28 de setembro, no Expo Center  Norte, na capital paulista. Também foi realizado no local o Encontro comercial da Braztoa.

 

O evento, que  contou com mais de 300 expositores de produtos e serviços, e a participação de mais de 3 mil profissionais do segmento. 


O evento teve a participação de 29.416 pessoas, ultrapassando a estimativa de crescimento de público para a edição 2019 (que era de 10% em cima dos 23,3 mil visitantes de 2018). A maior feira de negócios do setor de viagens e turismo da América Latina recebeu 2 mil marcas expositoras e gerou 1.700 empregos diretos e indiretos. 

 

Um dos principais temas discutidos no evento foi a promoção do turismo enquanto experiência, e não apenas do destino em si. Neste contexto, ganham força a gastronomia e os roteiros temáticos, 

 

Os presentes também reforçaram a importância da continuidade da existência de entidades como o Ministério do Turismo e a Embratur. Em seus discursos na cerimônia de abertura do evento, tanto o ministro Marcelo Álvaro e o presidente da Embratur, Gilson Machado, negaram a possibilidade de extinção dos órgãos. "A imprensa vive de 'assuntagem'", rechaçou o presidente da Embratur.

Diversidade e inclusão


A presidente da ABAV nacional, Magda Nassur, destacou os avanços obtidos na sua gestão, como a conquista de 1 associado por dia. A presidente pregou respeito à diversidade, como já fez no ano passado, quando ainda presidia a Braztoa. "A Abav 2019 é da mulher, da inclusão, da tecnologia, da inovação, da celebração, da empatia. É um evento feito por pessoas para pessoas", afirmou.

 

Fotos: Divulgação