Esportes

Velejadores de Praia Grande são campeões brasileiros

01/10/2019

A equipe do núcleo de Praia Grande do Programa Navega São Paulo sagrou-se campeã brasileira de vela, nas classes holder 12 e open bic. A disputa, finalizada no último domingo (29), ocorreu na represa de Guarapiranga, em São Paulo, na Capital.

 

Na holder 12, título para José Eugênio Pereira (Praia Grande/Iate Clube do Guarujá). Subiram no pódio ainda os praia-grandenses João Borges e Thiago Santana. A turma da Cidade ainda classificou atletas do quarto ao nono lugar: Thamires Santos, Luciano Vieira, Isaías de Souza, Guilherme Menezes, Sidney Moura e Silvio Bello. Ou seja, o time municipal dominou a competição nacional.

 

Fato similar ocorreu na open bic. Nesta classe, o grupo de Praia Grande assegurou as oito primeiras colocações. A medalha de ouro foi conquistada pelo velejador Guilherme Hensel. Depois terminaram Giovanna Santos, Nycolas Rodrigues, Giovana Silva, Lucas Neves, Gabriel Papix, Nicolas Taylor e Nycoli Rodrigues. O grupo foi comandado pelo professor Silvio Bello com auxílio técnico dos professores Luiz Lorejan, Gil de Paula e Orlando José.

 

As classes Holder e Open Bic são de barcos monotipos (construídos conforme desenho único, sendo que todas as medidas e pesos: casco, leme, bolina ou quilha falsa, mastro, vela e são rigorosamente iguais). A Holder é a mais técnica do que as demais classes de monotipos. Tem uma cabine maior e usualmente, possui melhor desempenho quando comandado por apenas uma pessoa. A Open Bic reúne apenas um atleta de até 25 anos.