TV em Transe

Bons ventos vindos de fora

12/09/2019

Desfile de 7 de Setembro em Brasília. Pela primeira vez, um presidente da República aparece no evento ladeado por donos de conglomerados de mídia. No caso, Edir Macedo (Record), Silvio Santos (SBT) e Marcelo Carvalho (Rede TV!).

 

Não por coincidência, justamente os três grupos representados por seus respectivos donos têm demonstrado apoio ao governo, o que se reflete em seus departamentos de jornalismo.

 

O ato em Brasília também foi um claro e inequívoco recado à família Marinho, dona da Rede Globo, acusada pelo governo de ser “contra” a atual administração. E considerando o histórico da empresa, tal acusação não pode ser nunca desconsiderada.

 

Este quadro evidencia um ponto importante no que diz respeito ao jornalismo: com este grau de comprometimento de veículos de alcance nacional com a administração federal, como esperar isenção no jornalismo que praticam?

 

Aliás, por aqui, usar departamentos de jornalismo de acordo com os interesses da empresa não é nenhuma novidade. Mas o atual momento oferece um diferencial: o crescimento das versões nacionais de veículos estrangeiros, que costumam oferecer conteúdos mais idôneos e de melhor qualidade, como a BBC inglesa e o espanhol El País.

 

Mudança – O problema, até agora, era que essas opções se limitavam à internet. Mas isso deve começar a mudar em breve, com a chegada da CNN Brasil à tevê por assinatura.

 

A principal rede de notícias dos Estados Unidos tem investido pesado preparando o terreno para iniciar as operações por aqui dia 1º de novembro.

 

Alguém pode perguntar: o que garante que essas empresas estrangeiras também não pratiquem um jornalismo com “segundas intenções”? Bem, basta buscar e pesquisar o histórico das mesmas, que se tornaram referência naquilo que fazem justamente por conta da qualidade de seu jornalismo.

 

Não sei se essa concorrência fará com que os conglomerados nacionais de mídia mudem alguma coisa no que diz respeito à sua forma de fazer jornalismo. Mas para nós, ter mais opções de acesso à informação, com maior pluralidade, é sem dúvida uma grande notícia.

 

Foto: Reprodução/TV Brasil