Notícias

Pessoas com fibromialgia terão atendimento preferencial em Guarujá

11/10/2019

Foi sancionada na edição do Diário Oficial desta quinta-feira (10/10) a Lei Municipal 4.705 – originária do Projeto de Lei 158/2019, de autoria do Vereador Fernando Peitola (PSDB), que dispõe sobre o atendimento preferencial a pessoas com fibromialgia em órgãos públicos, empresas públicas, concessionárias de serviços públicos e empresas privadas.
 

 

Aprovada pela Câmara Municipal no último mês de setembro, a medida prevê que portadores da síndrome tenham o mesmo tratamento dispensado a idosos, gestantes e pessoas com deficiência. Para tanto, porém, eles terão que apresentar uma carteira de identificação, a ser expedida pela Secretaria Municipal de Saúde.
 

 

Também caberá ao órgão definir os critérios e demais regramentos necessários para a obtenção da carteira. Por isso, ainda se faz necessária a regulamentação da referida lei, por parte do chefe do Executivo

 

Enfrentamento
Também foi sancionada, nesta quinta-feira (10/10), a Lei Municipal 4.703 – originária do Projeto de Lei 170/2019, de autoria do Vereador Edilson Dias (PT) – que institui e inclui no calendário oficial do Município o 'Dia de Enfrentamento à Fibromialgia', a ser realizado sempre no dia 12 de Maio.

 

Aprovada em setembro pela Câmara Municipal, a medida prevê a realização de palestras de conscientização e orientação acerca da existência da doença.

 

A doença
A fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta por dores no corpo, principalmente na musculatura. Entre os sintomas mais comuns, estão: fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada), alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais.

 

Trata-se de uma patologia relacionada ao funcionamento do sistema nervoso central, que atinge, em 90% dos casos, mulheres entre 35 e 50 anos. Mas também pode ocorrer em crianças, adolescentes e idosos.

 

Atualmente, estima-se que até 3% da população mundial sofra com a fibromialgia.

 

Foto: iStock