Mundo Pet

Como escolher brinquedos para pets

12/10/2019
Como escolher brinquedos para pets | Jornal da Orla

No Dia das Crianças é comum presentear os filhos com brinquedos. Para muitas famílias, o único “filho” para presentear é o animal de estimação. Os brinquedos são importantes para que os pets tenham um desenvolvimento saudável, pois trazem diversos benefícios físicos e mentais. Além de serem divertidos, deixam os animais mais felizes e os ajudam a gastar energia, brincar, manter o peso, evitar o tédio, a ansiedade e mantêm o cérebro sempre ativo.

Conversamos com as veterinárias Carla Sadocco e Karla Vicentim, da clínica SPet, junto a Cobasi Santos, que dão algumas dicas de como escolher o brinquedo ideal para o seu pet.

Qual a importância dos brinquedos para os pets?

Comparamos os pets com as crianças na fase inicial de vida, qualquer tipo de estimulo contribui para o desenvolvimento físico e mental! Sons, cheiros, sabores, estímulos de saltos e corrida fazem parte das atividades. Todas estas ações irão preparar o animal para a vida, estabelecendo vínculos sociais e morais desde cedo. Pensando nisso, hoje em dia no mercado pet cada vez mais os brinquedos estão em alta!  São criados pensando além do desenvolvimento do animal, mas também para ajudar evitando especificamente a destruição de móveis, chinelo ou qualquer outro item da casa. Na fase de filhote, os pets (cães) tem uma grande necessidade de mordeduras, e estímulos sensoriais, e os brinquedos agregam neste quesito e os tutores agradecem.

Quais os brinquedos mais indicados para pets que ficam sozinhos?
No mercado tem a opção de brinquedos interativos, como caixas ou recipientes que são recheados de ração ou petisco aonde animal é estimulado a pegar sozinho, e fica mais tempo entretido. Mordedores de látex e ossos flexíveis também são uma opção, ajudam no alívio da coceira na gengiva pela troca de dentes dos filhotes, e mordedores de borracha ou corda e frisbee de látex para adultos.

O que o tutor deve observar antes de comprar e oferecer ao pet?

Para uma indicação geral, evitamos brinquedos que possam soltar pedaços e que o pet corra algum risco, priorizar brinquedos de material maciço, sem guizos ou peças que podem soltar, evitamos bichos de pelúcia aonde o forro pode ser removido e ingerido pelo animal, e para gatos evitar brinquedos de corda ou fios. Cuidado com ossos! Evitar produtos a base de couro, pois o material não é digerido caso animal engula, e à base de corantes. Os critérios de qualidade do produto funcionam da mesma forma que quando comprado um brinquedo para uma criança! Observar marcas, testes prévios, qualidade do material, e evitar como já especificado produtos que soltem resíduos ou pedaços!!

Cães com muita energia devem brincar com o que? E os mais tranquilos?

Para os tranquilos podemos usar brinquedos que fazem barulho, ou que aguçam a curiosidade, com cheiros e luz, associados também a recompensa com petiscos, por exemplo, como recipientes recheados de ração para que o animal com o movimento do objeto possa pegar sozinho!  E para os agitados os brinquedos com materiais resistentes como bolinhas, discos, pneus, cordas. Evitar os brinquedos barulhento pois podem deixá-lo mais agitado. E associar a atividades físicas, como passeios, corridas, agility.

Quais os brinquedos ideais para gatos?

Brinquedos que estimulem a caça, como varetas com fios pendurados e um atrativo na ponta, simuladores de bichos, como ratinhos, penas, uso de ponteiras de lazer, arranhadores, prateleiras com atrativos de alimento e água, caixas de papelão, tocas.

Roedores interagem com brinquedos?

Sim! Bolas e rodas de exercício, túneis, brinquedos de madeira, tocas e casinhas. Ficar atento aos materiais e acabamentos dos itens, evitando assim possíveis contaminações!!