Rádio Jornal da Orla/Digital Jazz

Ouça agora

Gastronomia/Receitas | 14/10/2019

Bolo de chocolate com morangos

Ingredientes:

Massa:

5 ovos grandes

½ xícara de chá de açúcar

1 xícara de chá de farinha de trigo

3 colheres de sopa de chocolate em pó

1 colher de sopa de fermento em pó

Recheio e Cobertura:

2 caixinhas de morangos (500g a 600g)

1 colher de sopa de manteiga

395g (lata ou caixinha) de leite condensado

4 colheres de sopa de chocolate em pó

600g de chocolate meio amargo

300g (lata) de creme de leite

 

Modo de Preparo:

Massa bolo: Em uma batedeira, bata os ovos até dobrar de volume, acrescente o açúcar e bata bem. Desligue a batedeira, misture aos poucos e delicadamente a farinha de trigo, o chocolate em pó e fermento em pó peneirados. Coloque em uma forma redonda média (24 cm de diâmetro), untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo. Leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por 20 minutos.

 

Recheio: Separe uma caixinha de morangos para a decoração, corte em fatias o restante e reserve. Em uma panela, coloque o leite condensado, a manteiga e o chocolate em pó, leve ao fogo médio mexendo sempre até engrossar (ponto de brigadeiro mole). Acrescente o creme de leite e misture até ficar homogêneo. Com uma faca serrilhada, corte a massa do bolo em duas partes, recheie com metade do creme e com os morangos fatiados, e cubra com o restante do recheio.

 

Cobertura ganache meio amargo: Derreter o chocolate meio amargo e reservar. Banhar os morangos no chocolate e deixar na geladeira por alguns minutos. Acrescentar o creme de leite no chocolate derretido e mexer bem. Cobrir o bolo e decorar com os morangos banhados no chocolate.

 

Dica: Para umedecer o bolo, utilize 500ml de leite morno com chocolate em pó com uma colher de sopa de baunilha.

 

Foto Divulgação/Divino Fogão


Leia também