Eventos

Programação no Sesc Santos chama atenção para a alimentação saudável

15/10/2019

Refletir sobre os hábitos de alimentação, questionar a relação do indíviduo com a comida, estimular escolhas saudáveis e fomentar a agricultura familiar. Estes são os pilares do Experimenta! Comida, Saúde e Cultura, que chega a sua 3ª edição e acontece até 31 de outubro, em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo. 

"Comportamentos e preferências alimentares muitas vezes alertam para a necessidade de ampliação de políticas públicas promotoras de saúde. Entre as preocupações dos órgãos reguladores de vários países, inclusive do Brasil, estão os transtornos alimentares, as dietas e modismos, o consumo excessivo de alimentos ultraprocessados e, ainda, o relativo desconhecimento sobre a origem e a forma de produção dos alimentos", reflete Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo.

 

"Uma das características do mundo contemporâneo é a velocidade com que as coisas têm mudado. Em um contexto tão dinâmico, a relação com a comida, com o ato de comer e seus ritos precisam ser cultivados, respeitando-se os valores e hábitos dos diferentes grupos que formam a sociedade", completa.

Não por acaso, a programação acontece no mês do Dia Mundial da Alimentação, celebrando em 16 de outubro, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para fomentar a reflexão acerca de temas como alimentação, fome e segurança alimentar.

Voltada a um público de todas as idades e perfis, a programação contempla mais de 350 atividades, segmentadas em sete eixos temáticos: Comer é Cultura; A Saúde está na Mesa; Diversidade no Prato: Sabores da Natureza; Aqui se Planta, aqui se Come; Se está na Época, Tem na Feira; Cozinhar é Preciso; e Conexão Comida. São palestras, rodas de conversa, passeios guiados, oficinas, experimentações e feiras de orgânicos e agroecológicos que contam com a participação de profissionais de inúmeras especializações, como nutrição, gastronomia, psicologia, gestão ambiental, ecologia, filosofia, sociologia e história.

Programação Sesc Santos

15/10, 15h às 17h
Autonomia Alimentar: Plantando no quintal
Abordagem teórico/prática sobre a produção de alimentos, usando técnicas permaculturais para obtenção de rendimento energético na agricultura doméstica.O que nossa região produz? O que minha casa pode produzir?

15/10 – 15h às 18h e 25/10 – 11h às 13h
Vivência: Jogo educativo Tá na Mesa
A parceria Educativa Mesa Brasil e TSI apresenta os desafios da autonomia alimentar. Serão discutidos entre os idosos do grupo TSI e a equipe do Mesa Brasil vários temas para sensibilizarem os frequentadores da unidade. Através de jogo de tabuleiro, o Guia Alimentar Brasileiro será vivenciado entre os participantes.

16/10, 13h30 às 16h
Conhecendo a C. S. A: Comunidade que Sustenta a Agricultura
A CSA visa fornecer alimentos de qualidade sem o uso de agrotóxicos, com a principal finalidade de estreitar a relação entre o agricultor e o consumidor final (nomeados coagricultores) melhorando o aproveitamento da terra e a alimentação das famílias. Com a Equipe CSA Acerola – Santos. 

16/10, 15h às 17h
À Beira do Fogão: Culinária de quintal das comunidades do litoral de São Paulo
Troca de receitas das comunidades tradicionais do litoral norte de SP e o Instituto IPEMA. Roda de conversa sobre a lista de ingredientes, modo de preparo e degustações de delicias do nosso litoral.

19 a 26/10, 12h às 16h
Café: Saber com Prazer, com baristas do Museu do Café
Um barista propõe a degustação de grãos e blends de diferentes regiões brasileiras com a extração do café realizada no local através de técnicas de preparo diversificadas (prensa francesa, Hario V60 vidro e acrílico, dentre outras) levando público a uma experiência sensorial com a perfeita harmonização entre o café e o cardápio da Comedoria. 

24/10, 14h às 18h
Comida de Verdade
Apresentação interativa do tema" Comida de Verdade e de Afeto" a partir de um novo olhar sobre nossas escolhas alimentares e o Guia Alimentar da População Brasileira.

Na sequência a Oficina de Pão Artesanal será desenvolvida pelo Cláudio Lorenzo que, como pesquisador, estuda as técnicas de elaboração do Pão através dos tempos, convidando os participantes a uma reflexão baseada na linha do tempo que se inicia com os primórdios da agricultura, revelando a importância nas principais civilizações do cultivo de cereais e matéria prima do pão.

26/10, 13h às 17h
Pedale seu Suco, com a Equipe Bike Ybá
Combinar exercício físico com uma alimentação saudável pode ser prazeroso. Nessa atividade você irá pedalar uma bicicleta e fazer funcionar um liquidificador preparando seu próprio suco. 

27/10, 12h às 17h
Espetáculo Felicidade de Bandeja – O Tempero da Vida, com Cia. Eureka
Um garçom e um músico trazem um cardápio inusitado com uma seleção de poemas, contos e pequenas histórias, sobre a alimentação propondo uma reflexão sobre como nossas escolhas alimentares. 
 

27/10, 15h às 18h
Hora de plantar: produção de alimentos orgânicos e agrobiodiversidade
O que é o orgânico, agroecológico e outros métodos de cultivo? Como acessar esses alimentos, qual cadeia de produtores você financia ao comprar? Faremos uma saborosa volta ao mundo sem sair da cozinha. Levamos para as pessoas o quiabo e a cenoura roxa, beterraba amarela, o milho vermelho e discutimos de que parte do mundo vem cada coisa e a importância da variedade na alimentação!

 

Foto: Dani Sandrini/Divulgação Sesc