Gente que faz

Navegar é preciso

19/10/2019

Este ano, o advogado Osvaldo Sammarco, especialista em direito marítimo e internacional, foi merecedor de duas homenagens que considera as maiores honrarias recebidas em seus 50 anos de atividade profissional. Em maio, a Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Santos lhe concedeu a láurea de reconhecimento pela ética e boa reputação no exercício da profissão. “É o máximo que um advogado pode receber”, diz, orgulhoso. E neste mês de outubro, a Câmara de Santos ofertou a Sammarco a Medalha de Honra ao Mérito Brás Cubas, a mais alta condecoração do Legislativo santista, por sua contribuição para a cidade e para a melhoria das condições de vida da população.

 

Aos 74 anos de idade, e ainda na ativa, Osvaldo Sammarco vive há meio século a realidade do maior porto da América Latina, sempre atento às evoluções tecnológicas que revolucionaram o setor marítimo, assim como o mundo, nas últimas décadas. E por 20 anos exerceu o cargo de procurador da Prefeitura de Santos (do qual se aposentou em 1995), atuando em defesa do município e sua população em importantes causas. Foi também presidente da Subseção de Santos da OAB, presidente do Sindicato dos Servidores Estatutários de Santos, professor universitário e hoje responde pela vice-presidência da Associação Brasileira de Direito Marítimo.

 

Raízes italianas

Osvaldo é santista nato, mas a origem italiana sempre teve muita influência em sua vida. A família veio para o Brasil fugindo da pobreza e diante da iminência da Segunda Guerra. A mãe Rosalina, que na época namorava seu pai Achiles, casou por procuração. “Meu avó materno representou meu pai na cerimônia civil. Quando ela chegou a Santos, foram direto fazer o casamento na igreja”, conta, relembrando uma das muitas histórias que ouviu da família, enquanto crescia ao sabor das massas e do indispensável vinho presente em toda mesa italiana. O casal teve três filhos. 

 

Os ventos sopraram a favor de Sammarco assim que chegou ao mundo. “Era o fim da Segunda Guerra Mundial, iniciando um grande momento de paz. E foi nesse clima que eu nasci”, agradece. Já adulto e casado com Lea, ele teve a oportunidade de retornar ao lugar de origem de sua família, um pequeno e histórico balneário na região da Calábria. “Foi uma das mais incríveis emoções que vivi”, diz, relembrando o encontro meio casual com um primo de sua mãe, que o apresentou a outros antigos moradores que conheceram seus pais na juventude.  

 

Levado pelo destino

O sonho do pai era que o filho fosse médico, mas o jovem resistia a sair de Santos. Na época, não tinha faculdade de Medicina aqui. “Além disso, a ideia ser advogado me atraia”, diz. E lá foi ele estudar Direito na Faculdade Católica de Santos.

 

“Com a entrada na faculdade e a distância dos meus amigos, que foram estudar fora, meu mundo desabou, mas foi aí que começou uma fantástica história na minha vida. Fiz novos amigos, descobri novos interesses e ingressei na área que definiu minha trajetória profissional”, comenta.

 

Tudo começou em 1967 quando, ainda estudante, ingressou na agência marítima A Graciosa. Era uma espécie de faz-tudo – visitava navios para fazer o reabastecimento, auxiliava na assistência à saúde dos tripulantes, ajudava a resolver problemas de relacionamento com os clientes. Assim, foi aprendendo e ampliando seu conhecimento em transporte marítimo e operações portuárias. Formado, começou a militar na área, conquistando passo a passo o reconhecimento e o prestígio que goza tanto no Brasil como no exterior. 

 

“Sou eternamente grato ao professor Ariosto Guimarães, que sempre me ajudou quando eu solicitava, até emprestando livros”, reconhece. Sammarco afirma que o direito marítimo é uma área aberta para todos, mas o conhecimento da realidade fez a diferença para o sucesso na carreira. Foi Sammarco que, quando professor, introduziu a disciplina de direito marítimo na grade curricular do curso de direito da Unimes. 

 

Em defesa dos interesses da cidade

Como procurador da Prefeitura de Santos, Osvaldo Sammarco orgulha-se de ter atuado em diversas causas em defesa dos interesses do município e de seu povo. Ele esteve à frente da regularização dos terrenos de posse na antiga Vila Ogarita (uma área carente na Ponta da Praia, próxima à zona portuária), obtendo escritura pública para a grande maioria dos moradores.

 

Também foi fundamental para dar estrutura jurídica para a obra do Mercado de Peixe em uma área antes ocupada por uma praça, também na Ponta da Praia. A construção do mercado atendeu pescadores que antes improvisavam a venda dos alimentos na calçada. Sammarco contribuiu ainda na elaboração do Estatuto do Servidor Público, em vigor até hoje.

 

Mestre dos Mares

Adepto das grandes travessias, Osvaldo Sammarco realizou há três anos, em companhia da esposa Lea, um antigo sonho: um cruzeiro de volta ao mundo. Passaram por lugares como Ilha da Páscoa, Taiti, Índia, Oceania, Oriente Médio, Europa, encerrando em Veneza, de onde voaram de volta para o Brasil. 

 

Três meses navegando, tempo suficiente para perceber que pode delegar o comando do confortável e espaçoso escritório no Praiamar Corporate, com vistas para o porto e para a praia, a sua banca de 10 advogados, entre eles dois de seus três filhos: Marcus Vinicius e Marcelo. O terceiro, Mauro, é engenheiro, mas também ligado ao ramo da navegação. E são 8 os netos, só um menino.

 

“Estou diminuindo o ritmo, parar totalmente não quero, mas penso em me tornar uma espécie de consultor, ajudando com minha experiência. Quero viajar mais, mas sempre vivendo em Santos. Nunca quis sair daqui, nem para estudar, nem para trabalhar. Agora é aproveitar a vida. Com a dupla jornada fiquei careca e o bigode branqueou”, brinca.

 

Foto: Gabriel Soares