Santos

Caminhada do Outubro Rosa reúne mais de 3 mil pessoas na orla de Santos

21/10/2019

Uma grande multidão vestida de rosa marcou a orla de Santos na manhã deste domingo (20), espalhando alegria e chamando a atenção da população para a conscientização e importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama.

 

A 10ª Caminhada do Outubro Rosa reuniu cerca de 3 mil pessoas em trajeto – de ida e volta – percorrido entre o Aquário e a Avenida Almirante Cóchrane. Ao som da bateria da escola de samba União Imperial, os participantes cantaram, dançaram e acenaram para os prédios.

 

A estudante Isabelli Tavares dos Santos, 13 anos, estava com suas cachorrinhas Cristal e Yumi, também arrumadas com lacinhos brilhantes e vestidas de cor de rosa. “Este é um dia tão especial e importante para conscientizar as mulheres a fazerem a mamografia, não custa nada ir ao médico uma vez por ano para ver se está tudo bem, não é?“.

 

O evento, parceria entre a Prefeitura de Santos e o Instituto Neo Mama, faz parte do Calendário Oficial do Município. Este ano, além da caminhada, estava prevista a 5ª Remada Rosa. Porém, ela não pôde ser realizada por orientação da Capitania dos Portos, que alertou sobre o mar agitado. Nova data será divulgada posteriormente.

 

Gilze Francisco, presidente do Instituto Neo Mama, comentou que o evento representa uma somatória de vitórias. “Atendemos anualmente cerca de 15 mil pessoas, entre mulheres em tratamento e seus familiares. Hoje, é o momento em que conseguimos somar a celebração da vida e a vitória contra o câncer. Estamos juntas, podendo mostrar à Cidade o quanto é importante a prevenção”.

 

Carreta faz mamografia até dezembro no Centro
Entre as várias ações promovidas pela Prefeitura em alusão ao tema, o secretário de Saúde, Fábio Ferraz, destacou a carreta da mamografia, disponível até dezembro – na Praça Mauá – para realização de exames gratuitos. “Realizamos no primeiro sábado do mês o ‘Dia D’ nas 31 Policlínicas, com ações preventivas ao câncer de mama, saúde e bem estar das mulheres. Inovamos este ano e também disponibilizamos a carreta da mamografia, que permanecerá atuando nos próximos 90 dias com exames mamografia de forma gratuita à população. Lembramos que 95% dos casos previamente diagnosticados obtém resultados expressivos, então este é um importante momento para todas as mulheres atualizarem seus exames”.

 

Foto Francisco Arrais/PMS