Cinema

Cine Debate discute questões políticas e sociais

23/10/2019

Questionar e debater através do cinema os problemas da sociedade é a proposta da Mostra Cine Debate – Liberdade de Expressão que acontecerá nesta sexta-feira (25), no Cine Arte Posto 4 (Av. Vicente de Carvalho s/n), a partir das 21h. Entrada franca.

 

De acordo com Doutor em Ciência Política pela USP, Rafael Moreira, o evento irá exibir, de maneira pública, algumas produções audiovisuais de Santos, a fim de usá-las pra debater sobre a política do país. "A ideia é falarmos um pouco sobre o cerceamento da liberdade de expressão nas produções audiovisuais que tem sido levadas adiante pelo atual governo", detalha.

 

O cientista político será responsável pela mediação do debate que contará com a presença de Flávio Saraiva, além dos produtores de cinema Dino Menezes e Junior Castro.

 

Produções audiovisuais que participam da programação da Mostra Cine Debate

13 Maneiras de Fazer Cinema em Santos – Vídeo Abertura – Coletivo Dose de Inspiração.

 

Benito Tilman, O pior Cineasta do Mundo – Documentário. Direção: Dino Menezes. Enquanto todos buscam o sucesso, Benito Tilmann só quer realizar seu próximo fracasso. (23`)

 

Vá como se seu Namorado Fosse Gostar – Doc Ficção. Direção:  Iasmim Alvarez. Vá: O conteúdo deste documentário não é nenhuma novidade, mas tudo bem, é assim mesmo. (09'12'')

 

Por trás do Cartão Postal – Documentário. Direção: Junior Castro. A cidade de Santos – litoral de São Paulo – tem o 6º melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil. Ela é conhecida pela praia e seu extenso jardim, considerado o maior jardim frontal de orla de praia do mundo. Uma cidade maravilhosa, desenvolvida e pronta para receber o turista. Mas, por trás das belas paisagens, a realidade é bem diferente. (18`)

 

Dudu do Gonzaga – fala sobre a vida de Luiz Eduardo D’Agrella Teixeira, o Dudu do Gonzaga. Um dos personagens santistas mais famosos nas décadas de 70 e 80. Homossexual assumido, ele enfrentou preconceito e fez história pelo seu comportamento extravagante e inusitado. Pessoas que conviveram com Dudu revelam suas histórias e fotos. O documentário ainda lança um questionamento sobre a sua morte. (20`)

 

Pink Panther – Documentário. Direção: Kauê Nunes Melo. The Pink Panther Boite traz depoimentos de personagens que frequentaram a singular boate dos anos 1980, localizada em frente à Praia do José Menino. Considerado por muitos a joia do entretenimento adulto na Cidade, o ambiente era visitado por casais, famílias que iam jantar e assistir a espetáculos musicais, strip-teases e shows eróticos. Além disso, o palco abriu espaço para várias estrelas transexuais da época, como Gretta Star e Roberta Close. (20`)

 

Fake News – Curta-documentário produzido durante as oficinas Guerrilha DOC. O trabalho é composto por captações feitas no ato Mulheres Contra Bolsonaro do dia 29.09.2018 em Santos/SP e trabalho de pesquisa.  (07'52'').

 

Mais informações no facebook.

 

 

Foto: Larissa Melo