Mundo Pet

Como cuidar de um cão cego

26/10/2019

Os anos passam e os nossos companheiros de quatro patas já não têm a mesma disposição de quando eram filhotes. A pelagem branca começa a aparecer, eles andam mais devagar, os passeios já não podem ser tão longos e alguns passam a enxergar menos. Ao contrário do que muita gente pensa, ao ficar cego, o cachorro consegue se locomover, pois passa a se adaptar com a perda da visão. Basta que os tutores tomem alguns cuidados que ajudem o cãozinho a lidar com a nova realidade. 

 

Em casa
A primeira coisa a se fazer é não mudar os móveis de lugar. Pode até parecer que tirar aquela poltrona do caminho seja uma boa opção, porém, com a mudança, o cachorro pode se perder, porque ele decora os caminhos da casa ao se locomover. Apesar disso, é importante que você use protetores para as quinas de armários, portas, mesas de cabeceira e outros móveis onde o pet possa esbarrar.

 

A primeira dica também vale para o comedouro e bebedouro, que devem estar no local de costume, para que ele não se atrapalhe. Se o cachorro vive do lado de fora da casa, mantenha o ambiente limpo e sem objetos, como peças de jardinagem, madeira ou vasos. 

 

Se você optar por manter tapetes em casa, invista em materiais antiderrapantes. Se o chão for escorregadio, a chance de o pet se machucar é grande. E, caso tenha escadas, coloque um portãozinho para prevenir que seu cão não caia sem querer.

 

Na rua
Para o passeio, o ideal é usar uma guia mais curta. Assim, você tem controle sobre o pet e ele vai se sentir seguro. Não deixem que o abordem por trás para que ele não fique apavorado. 

 

Retribua o amor
Durante toda a vida, o seu cão lhe deu muito amor. Este momento delicado é perfeito para que você retribua todos os anos de companheirismo e esteja ao seu lado. Ele ficará mais confiante se sentir a sua presença e ouvir a sua voz. Por isso, converse com ele em casa e durante o passeio. Ele ficará encorajado e se sentirá mais independente. 

 

Foto Pixabay