Datas Comemorativas

O independente Boqueirão comemora aniversário

26/10/2019

Não é exagero falar que o Boqueirão é um bairro que tem de tudo um pouco. Autossuficiente, bem estruturado e localizado, é indicado tanto para quem quer empreender quanto para os que querem aproveitar a tranquilidade do local e ter uma moradia. A região que carrega a tradicionalismo santista não carece de apresentação, e, por isso, dá para entender porque é considerado um dos mais acolhedores da cidade. 

 

Em 25 de Outubro o bairro completou 59 anos. A data escolhida se refere à criação da Sociedade de Melhoramentos do bairro, em 1960. Mas a região que ocupa os canais 3 e 4 se beneficia de muitas histórias antes mesmo de carregar o atual nome.

 

"Boqueirão" significa caminho que vai para o mar. Assim era chamado o lugar da praia onde desembocava o antigo Caminho Velho da Barra, que hoje são as ruas Luís de Camões e Osvaldo Cruz. Naquela época, era a única entrada ao mar. Por ali passavam bondinhos puxados por burros, poucos carros e pedestres a caminho da praia. Esta, inclusive, foi a primeira a receber turistas de outros locais para lazer e banhos de mar.

 

Aos poucos, o bairro foi tomando as caras que tem hoje e tornando-se um ponto comercial de grande circulação. No final da década de 1940, começaram as construções dos primeiros prédios da orla e o número de moradores passou de 18 mil, em 1960, para cerca de 40 mil, meio século depois. 

 

Não há o que se queira fazer que o Boqueirão não ofereça. Quem percorre as ruas e avenidas, percebe que a vida comercial é intensa e de grande movimentação. Estabelecimentos bancários, hospitais, escolas, oficinas, padarias, universidades, supermercados e escritórios se consolidam como centros prestadores de serviços. Em sua maioria, localizados nas avenidas Conselheiro Nébias e Epitácio Pessoa.

 

Atrelado a este desenvolvimento está o Miramar Centro de Compras, que começou com pequenos estabelecimentos e hoje se consolida como um dos pontos mais importantes do bairro. Tal como o Super Centro Comercial do Boqueirão, construído em 1963, foi o primeiro shopping da América Latina. Nas esquinas da Lobo Viana com a Osvaldo Cruz, atualmente ele funciona com cerca de 205 lojas.

 

Se o desejo é por lazer a céu aberto, o Boqueirão carrega características peculiares. A pérgula, localizada na Orla, no final da Conselheiro Nébias, oferece feiras de exposições e gastronomia aos fins de semana, além de funcionar como ponto de encontro seja para jovens, idosos ou turistas.

 

Próximo dali tem o famoso casarão branco da Pinacoteca Benedicto Calixto que resgata o tradicionalismo atrelado à versatilidade do bairro. Além de oferecer beleza única, o espaço é categórico quando se procura arte. Seja para exposições, encontros de leitura, recitais, ou só tomar um café, a casa torna-se um indispensável ponto de encontro para o público de todas as idades.

 

Com uma infinidade de opções, quem mora no Boqueirão nem cogita mudar-se para outro lugar. Seja para quem nasceu, ou migrou há mais de uma década, a identificação pelo bairro, o conforto que ele oferece a segurança e a sua beleza, promovem o diferencial de uma região que tende somente a crescer.

 

Povo Fala

 

Paulo Vieira da Silva – Zelador


 

Moro no bairro há 51 anos e vim para trabalhar e morar, mas daqui não saio mais. Cheguei ainda quando tinha trem, conhecido como Maria Fumaça. Muita coisa mudou mas percebo que todas para melhor.

 

José Valter de Santana – Costureiro


 

Vim para o Boqueirão em 1976. De lá para cá, a cidade cresceu muito oferecendo uma estrutura para as pessoas migrarem. Assim, eu vi principalmente o comércio expandir. Hoje há uma segurança muito grande, o que torna tudo melhor.