Ponto de Vista

Árvores em dobro

30/10/2019

Meus amigos, as obras viárias da Nova Ponta da Praia estão praticamente concluídas. Faltando poucos detalhes, já é possível verificar as transformações, especialmente no trecho logo após o aquário, passando pelos clubes até chegar à travessia de balsas. Que também sofrerá alterações. E quem circula por aquela bonita região da cidade percebe nitidamente que as mudanças favoreceram uma merlhor fluidez do tráfego de veículos, com  ampliação do espaço da ciclovia.

 

Além disso, o mobiliário já está sendo instalado, o que permite aos moradores e àqueles que circulam pelo local, uma visão mais concreta de como a orla da Ponta da Praia vai ficar em breve. Isso, sem contar que as obras do novo mercado de peixes e do centro de convenções já iniciaram o processo de fundações. O que permite  prever que o cronograma será cumprido à risca e a Nova Ponta da Praia deverá ser entregue aos santistas, inteiramente pronta, em junho de 2020.

 

Por outro lado, uma dúvida martela a cabeça de muita gente que frequenta o local. Trata-se da derrubada das árvores que além de minimizar o forte calor que normalmente faz em Santos, formavam a bela paisagem da Ponta da Praia.

 

Conversando, esta semana, com o secretário de comunicação de Santos, Flávio Jordão, fui informado que no projeto inicial esse tema não foi esquecido. Segundo Jordão, eram aproximadamente 220 árvores no local, algumas envelhecidas e que necessitavam mesmo ser trocadas. Agora, estão sendo plantadas 450 novas árvores. Ou seja, mais que o dobro que havia antes. O que, na verdade, se faz necessário, pois uma cidade arborizada sofre menos com  as altas temperaturas, que tanto incomoidam os santistas, especialmente entre os meses de dezembro a abril.

 

Mas, é claro que após o plantio é preciso um tempo para as árvores crescerem, portanto as pessoas precisam ter um pouco de paciência. O importante é que as obras seguem em ritmo acelerado e a nova Ponta da Praia será, sem dúvida, um local muito atraente e agradável, tanto para santistas como para turistas, que certamente virão para apreciar nossa cidade e consumir em nossos restaurantes, hotéis, padarias e supermercados. Colaborando com o crescimento econômico de Santos.