Santos

Cemitérios de Santos recebem limpeza e segurança para o Dia de Finados

01/11/2019

Os cemitérios públicos de Santos estão preparados para sábado (2), Dia de Finados, quando são esperadas visitas de cerca de 25 mil pessoas nos três equipamentos: Paquetá, Filosofia (Saboó) e Areia Branca. Embora os trabalhos de conservação sejam rotineiros, equipes da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp) executam serviços de zeladoria como pintura, caiação e limpeza das áreas internas, que compreendem raspação e capinação.

 

Também são realizados serviços de poda de árvores, revisões elétricas e reparos estruturais de jazigos. Os três locais contarão com o patrulhamento de 30 guardas municipais, que atuarão a pé e com apoio de viaturas. Há também apoio da Polícia Militar.

 

A Secretaria de Saúde disponibilizará ambulâncias para casos de emergências. Também haverá apoio da Seção de Vigilância e Controle de Zoonoses (Sevicoz), que conscientizará a população quanto aos cuidados com embalagens que possam acumular água, criando locais propícios à proliferação do mosquito Aedes aegypti.

 

Programação de missas e apresentações musicais
Missas, cultos evangélicos e apresentações musicais estão na programação dos três cemitérios, que estarão abertos para visitação do público das 7h às 17h30, ininterruptamente.

 

Na unidade da Areia Branca haverá, na sexta-feira (1º) e no sábado (2), intenção de missa às 8h e missas às 9h, 12h e 16h. Cultos evangélicos da Igreja Universal serão em dois horários: 7h30 e 13h30. E apresentação musical com Roberto Bendas (sax) e Jaime Augusto (piano/teclado), das 7h às 16h.

 

No Cemitério da Filosofia, sábado (2), as intenções de missa ocorrem a partir das 7h, seguidas de missas às 8h, 10h, 13h e 15h. A apresentação musical com Cláudio Ricardo (trompete), Bheto Alves (guitarra) e Viviane Davoglio (vocal) será das 7h às 16h.

 

Já na unidade do Paquetá, o sábado começa com intenções de missa às 7h30, seguida de missas às 8h e às 10h. Izequias (clarinete) e Bia Rocha (piano/teclado) farão apresentação musical das 7h às 16h.

 

Operadores de tráfego vão atuar
No sábado (2), a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai criar bolsões para o estacionamento de veículos em dois trechos da Avenida Martins Fontes (pista local, no sentido Zona Noroeste/Centro), nas proximidades do cemitério da Filosofia (Saboó). Será entre as ruas Ilha Bela e Flamínio Levy e entre a Praça Rui de Lugo Viña e a Rua Professora Maria Neusa Cunha.

 

A companhia também manterá operadores de tráfego nas áreas dos cemitérios para monitorar o trânsito local, orientar motoristas e pedestres. Por conta do grande afluxo de visitantes às necrópoles, algumas linhas municipais de transporte adotarão rotas alternativas. Para facilitar o usuário, o percurso das linhas 7 e 77 será estendido até as proximidades do Memorial Necrópole, no Marapé.

 

Já as linhas 10 e 17, que partem da Praça da República, vão ter o itinerário prolongado até o Terminal do Valongo. A partir dali, os usuários poderão acessar outra linha com destino aos cemitérios da Areia Branca e do Saboó. Também as linhas 102, 158 e 184 terão o percurso alterado.

 

Foto: Marcelo Martins/PMS