Esportes

Vicentina é campeã da Copa Libertadores feminina pelo Corinthians

04/11/2019

A conquista da Copa Libertadora da América pelo time feminino do Corinthians teve um toque vicentino. É que uma integrante da equipe nasceu em São Vicente, onde também deu seus primeiros passos nos gramados. Trata-se da lateral-direita Katiuscia Fernandes Soares, de 25 anos, titular do Timão na vitória por 2 a 0 sobre a Ferroviária, na final do torneio continental, que foi disputada na última segunda-feira (28), em Quito, Equador.

 

O maior momento de sua carreira até aqui era um sonho distante de uma garota de origem simples. Hoje jogadora profissional, a atleta iniciou sua relação com a bola nas ruas do bairro Tancredo Neves. Além disso, quando menina, ela acompanhava o pai, Pedro Soares da Silva Filho, na várzea. “O futebol sempre fez parte do meu dia a dia. Minha família gosta bastante. Meu pai sempre me levava nos jogos da várzea de São Vicente”.

 

Apesar de sua ligação com este esporte, ela precisou se distanciar da modalidade por alguns anos. Ordem de seu pai, cujo objetivo era fazer a filha focar nos estudos. Desta forma, o jeito foi fazer gols de outro jeito: através do handebol, que lhe rendeu uma bolsa de estudos em um colégio particular.  

 

No entanto, ao se formar no Ensino Médio e completar 18 anos, a paixão de infância foi retomada. Depois de “bater bola” no São Vicente Atlético Clube, a menina deu, de fato, o pontapé inicial em sua carreira profissional.

 

“Quando terminei os estudos, meu pai me levou para fazer teste no XV de Piracicaba. Passei e resolvi ficar por lá. Achei que era a hora de procurar outros times para evoluir profissionalmente”, lembra.

 

Seguindo esta linha de raciocínio, a jogadora passou por outras duas equipes do interior paulista: Botucatu e São José do Rio Preto. Depois disso, o maior desafio até então: defender o Santos Futebol Clube, também conhecido como as Sereias da Vila.

 

A chegada ao clube pelo qual já jogou a Rainha Marta ocorreu em 2015. Dois anos mais tarde, Katiuscia fez parte do elenco que conquistou o Campeonato Brasileiro e foi vice-campeão do Paulista. Naquele estadual, inclusive, a ala foi eleita a melhor lateral-direita do torneio.

 

O bom desempenho lhe rendeu uma proposta do Corinthians. Após avaliações, entendeu que seguir rumo ao Parque São Jorge seria a melhor escolha. Assim, trocou o Santos pelo rival paulistano.

 

Pelo Timão, ainda no ano passado, a jogadora ergueu a taça de campeã brasileira. Contudo, os maiores feitos foram alcançados nesta temporada.

 

Entre eles está o recorde mundial de vitórias. Foram vencer 34 partidas consecutivas — é a maior sequência da história do futebol. Além disso, chegou a 43 partidas de invencibilidade, já somando o triunfo que lhe rendeu o título da Libertadores. Por tudo isso, a Fifa, entidade que gere o esporte, chamou o time de “máquina absoluta”.

 

Embora todas as conquistas e façanhas tenham seus valores, Katiuscia aponta aquela que mais lhe marcou. “Foi minha primeira Libertadores e ter sido campeã invicta foi muito especial. Saber que eu vou entrar para históriado Corinthians é muito gratificante, não só para mim, mas para minha família, que estava acompanhado os jogos”.

 

De fato, a família toda comemora a taça. “Ao ver minha filha campeã da América, minha sensação foi de dever cumprido”, diz Pedro.

 

Foto: Reprodução Instagram