Teatro

Obra de Plínio Marcos será celebrada com samba, cinema e teatro em Santos

08/11/2019

A obra do autor maldito que retratava os becos, bocas, o povo e suas mazelas será celebrada em sua Cidade natal, que tanto inspirou seus textos. Entre os dias 10 e 24 de novembro, o projeto ‘Plínio Marcos Presente’ ganha os cenários santistas em uma programação gratuita que reúne três segmentos que eram as paixões de Plínio: samba, teatro e cinema. 

 A abertura ocorre neste domingo (10), às 19h, com a apresentação do enredo ‘Plínio Marcos nas Quebradas do Mundaréu’, da Escola de Samba X-9, com a presença da velha guarda da Pioneira de Santos, no Centro Cultural Português (Rua Amador Bueno, 188, Centro Histórico). O local ainda conta com a instalação artística baseada nas obras do autor, que segue aberta à visitação até o dia 24, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

No decorrer da semana, serão exibidos os longas-metragens baseados nas obras de Plínio Marcos. O Museu da Imagem e do Som de Santos – Miss (Av. Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias) terá a exibição de ‘Navalha na Carne’, dia 11, às 19h; ‘Barrela’, dia 12, às 19h, ‘A Rainha Diaba’, dia 13, às 19h; e ‘Dois Perdidos Numa Noite Suja’, dia 14, às 17h.

 Já o drama ‘Querô – uma Reportagem Maldita’ estará em cartaz no dia 15, às 21h, no Cine Arte Posto 4 (orla do Gonzaga, próximo ao Canal 3) e no dia 22, às 19h, no Instituto Arte no Dique (Av. Brig. Faria Lima, 1349, Rádio Clube). 

 

60 anos de ‘Barrela’
Primeira montagem teatral de Plínio, apresentada naquela época no Centro Cultural Português durante festival realizado por Paschoal Carlos Magno e Patrícia Galvão, a emblemática peça ‘Barrela’ retorna ao mesmo palco, em uma nova versão, que aborda a crueza de um cárcere, em que sobrevivência e brutalidade duelam com a chegada do sétimo prisioneiro.

Destaque da programação, o espetáculo ganha sessões de 19 a 23, às 21h, e no dia 24, às 20h, com ingressos distribuídos 1 hora antes. A direção é de Tanah Corrêa, com assistência de Karla Lacerda. Classificação: 16 anos. 

 

‘A Mancha Roxa’ – EAC Wilson Geraldo
Já os alunos da Escola de Artes Cênicas (EAC) Wilson Geraldo apresentam um exercício cênico como trabalho de conclusão de curso sobre ‘A Mancha Roxa’, peça que aborda, pela perspectiva de um presídio feminino, o início da epidemia da Aids. A montagem será realizada na Cadeia Velha (Praça dos Andradas, s/nº, Centro) nos dias 23 e 24, às 17h. Os ingressos serão distribuídos com 1 hora de antecedência, no Teatro Guarany (Praça dos Andradas, 100, Centro Histórico).

 

O espetáculo tem direção de Nei Gomes, preparação vocal de Cibelle Piacentini e preparação corporal de Bruno Galdino. O elenco é composto por Bianca de La Nieta, Sandy Cinara, Verônica oliveira, Julia Ohana, Vitória Shigematsu e Lizandra Barros. Classificação: 15 anos.
 

 

Foto: Arquivo/Jornal da Orla