Santos

Policlínica da Aparecida em Santos terá programação do Novembro Azul

08/11/2019

No sábado (9), a Policlínica da Aparecida (Av. Pedro Lessa, 1.728) dará início à programação da campanha Novembro Azul – mês de combate ao câncer de próstata – na rede municipal de saúde. Das 9h às 16h, serão realizadas diversas atividades de conscientização, consultas e exames voltadas, principalmente, para o público masculino morador de Santos.

 

Entre 9h e 15h, a equipe de enfermagem da unidade fará aferição de pressão arterial, exame de dextro (mede a quantidade de açúcar no sangue), orientação e imunização (atualização de carteira vacinal). Um total de 50 consultas eletivas com clínicos gerais está sendo marcado para o sábado, a maioria para homens acima de 40 anos.

 

Aqueles que tiverem indicação médica para a coleta do PSA (antígeno prostático específico) poderão fazê-la após a consulta se dentro do preparo. As principais orientações são realizar abstinência sexual por 48 horas e não praticar exercícios ou andar de bicicleta e motocicleta no mesmo período. Das 9h30 às 14h, também terá teste rápido de HIV e sífilis (com entrega de até 30 senhas). 

 

Às 9h30, será realizada palestra de prevenção ao câncer bucal com dentistas da rede municipal e, das 10h às 15h, avaliação bucal e aplicação de flúor com distribuição de kits de escovação. Às 11h, apresentação do Coral Mater Aparecida da Igreja Nossa Senhora Aparecida. E, às 11h30, plaestra sobre Barra de Access (técnica terapêutica) e sessões em seguida. 

 

Ao meio-dia, haverá palestra sobre risco, prevenção, sinais e sintomas da leptospirose pelos agentes de combate a endemias e, às 14h, palestra sobre estresse no trabalho com a Seção de Vigilância e Referência em Saúde do Trabalhador.

 

No dia 30 de novembro (sábado), das 9h às 16h, também será realizado o Dia D do Novembro Azul em 19 policlínicas da Atenção Básica de Santos, quando haverá consultas, exames e outras atividades de orientação e promoção da saúde.

 

Foto: Isabela Carrari/PMS