Mundo Pet

Cuidar da saúde bucal do pet previne doenças

09/11/2019

Tártaro ou cálculo dentário é muito comum em animais. Em cães, esse problema se manifesta, normalmente, a partir dos dois anos de idade e costuma ter mais incidência nos de porte pequeno. É por isso que, desde cedo, os tutores devem estar atentos aos cuidados com a saúde bucal dos bichinhos.

 

“O cálculo dentário é uma bactéria mineralizada. Quando acumulada, causa odor forte e dentes amarelados. Em casos mais sérios, essa bactéria pode causar perda do dente, infeção nos ossos da mandíbula do animal e até fratura nesta região. Além disso, se ingerida, pode trazer problemas renais, hepáticos e até cardíacos ao cão”, explica a veterinária Karen Farto Rodrigues Cova. 

 

Remoção, só com anestesia

Ossinhos, líquidos e biscoitinhos que prometem retirar ou retardar o crescimento do tártaro nos dentes do animal não cumprem com excelência essa função. Caso o veterinário identifique a presença da bactéria na boca do seu pet, a única maneira de retirá-la é no consultório, com anestesia.

 

“A profilaxia dentária demora de 40 minutos a uma hora para ser feita, com anestesia inalatória, que é segura e evita a broncoaspiração da água liberada durante a limpeza. Após a retirada do tártaro, leva, em média, de duas a três horas para a alta. Caso o tutor mantenha a escovação, deve repetir este procedimento depois de um ou dois anos. Se não, em seis meses”, explica. 

 

Como prevenir

A prevenção, diz a profissional, é a escovação dos dentes diariamente. “Deve ser feita uma vez por dia por toda a vida, quando começar a troca de dentes do filhote, que acontece por volta dos quatro meses. Use cremes dentais específicos para animais, que não contenham flúor. Assim, ele poderá engolir sem problemas. A dica é apostar em produtos que sejam palatáveis, ou seja, tenham sabor de carne ou frango, para que a escovação seja mais tranquila”, orienta Karen.

 

É importante que escovar os dentes do pet se torne um hábito. Por isso, diariamente, coloque o creme dental em uma escova e dê para ele provar. Comece a escovação devagar e respeite o limite do animal. Se preferir, use dedeiras ou escovinha infantil. Depois, não se esqueça do reforço positivo. Parabenize-o com bastante festa e carinho!

 

A pequena Sofia estava com placas e manchas nos dentes

 

A remoção ocorreu em 40 minutos no consultório veterinário

 

Em menos de 20 minutos após o fim do procedimento, ela já estava espertinha e sorridente, com a médica veterinária Karen Farto Cova

 

Fotos: Gabriel Saores e Pixabay