Cinema

Sessão de cinema reflete consciência negra

11/11/2019

Nesta terça-feira (12), às 21h, no Roxy 4 Pátio Iporanga (Av. Ana Costa, 465, Gonzaga), acontecerá uma sessão do premiado "Se a Rua Beale Falasse", destaque no Oscar desse ano. A sessão é em parceria com o Conselho da Comunidade Negra e da Diversidade Racial de Santos, tem apoio do Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos e é gratuita. E ocorre no Mês da Consciência Negra.

 

Baseado no célebre romance de James Baldwin, o filme acompanha Tish (Kiki Layne), uma grávida do Harlem, que luta para livrar seu marido de uma acusação criminal injusta e de subtextos racistas a tempo de tê-lo em casa para o nascimento de seu bebê. De Barry Jenkins, o mesmo diretor de "Moonlight", vencedor do Oscar de melhor filme.

 

 

Interessados em levarem turmas, de alunos, colegas, professores, amigos, etc, podem entrar em contato com o cinema que lugares serão reservados: [email protected].

 

Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 como efeméride incluída no calendário escolar — até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro através de decretos estaduais. Em estados que não aderiram à lei a responsabilidade é de cada câmara de vereadores, que decide se haverá o feriado no município.

 

A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista.

 

O Dia da Consciência Negra é considerado importante no reconhecimento dos descendentes africanos e da construção da sociedade brasileira. A data, dentre outras coisas, sucinta questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira, assim como a promoção de fóruns, debates e outras atividades que valorizam a cultura africana.

 

Serviço:

Sessão especial Mês da Consciência Negra – Se a Rua Beale Falasse
Terça-feira, 12 de novembro, 21h.
Cine Roxy 4 – Av. Ana Costa, 465, Gonzaga, primeiro piso do Shopping Pátio Iporanga.
Gratuito. 

 

Foto Divulgação