Notícias

“Aquarela Brasileira” traz clássicos de nossa MPB com Sinfônica e Coral Zanzalá

12/11/2019

Um passeio musical pelo Brasil em suas mais diferentes raízes: dos botecos cariocas ao acalento dos versos de Djavan. E tudo isso com interpretação da Banda Sinfônica e do Coral Zanzalá, com participação dos corais da Escola Técnica de Música e Dança de Cubatão (ETMD). Intitulada “Aquarela Brasileira”, a apresentação é nesta quarta-feira (13), às 20h, no Bloco Cultural (Praça dos Emancipadores, s/nº). A entrada é franca.

 

Sob a batuta do maestro Marcos Sadao Shirakawa, os poderosos metais e madeiras da Sinfônica abrem o programa com “Antônio Brasileiro”, de Alexandre Dalóia, em uma homenagem mais do que merecida a Tom Jobim. “É muito interessante interpretar músicas de compositores brasileiros em arranjos elaborados especialmente para a formação de banda sinfônica”, comentou o maestro Sadao.

 

Depois, os instrumentistas juntam-se às vozes do Coral Zanzalá em um repertório recheado de clássicos de nossa música como “Tiro ao Álvaro” e “Trem das onze”, de Adoniran Barbosa; “Flor de liz”, de Djavan; “Conversa de botequim”, composição de Noel Rosa; “Xote das Meninas” e “Qui Nem Jiló”, de Luiz Gonzaga. As cantoras Daniela Martins e Deblas Alves interpretam, respectivamente, “Carinhoso”, de Pinguinha, e “Isto aqui o que é”, de Ari Barroso. O Zanzalá contará com regência de Nailse Machado (titular) e Maria Fernanda Tavares (adjunta).

 

“Há alguns anos que o Zanzalá não se apresentava junto com a Banda Sinfônica da cidade. Essa parceria é sempre uma grande festa musical para todos nós”, comemora Nailse Machado.  O casamento da Sinfônica e do Zanzalá já rendeu outros frutos como “Help me!” (homenagem aos Beatles), “Queen Sinfônico”, “Alexander Nevsky”, entre outros.

 

Corais da ETMD – Os corais da Escola Técnica de Música e Dança de Cubatão também participam dessa noite musical com suas audições. Estudantes do coral infantil, do curso Fundamental (regidos pelo maestro Alexandre Felipe Gomes), e do curso básico (regido por Sílvia Regina Santos) soltam a voz naos mais diferentes estilos de canções como ‘Can you fell the love tonight”, de Elton John; “Primavera”, de Vivaldi; “Cio da terra”, de Milton Nascimento; “Caminho das águas”, de Rodrigo Maranhão. O maestro Alexandre também assina duas composições voltadas para o coral infantil: “Milhões de melodias” e “Voe nos seus sonhos”.

 

Foto Divulgação/PMC