Sociedade

Qual país usa mais energia solar? Os 10 principais países

05/11/2019

Para uma nação com tão pouco sol o ano todo, não é de se admirar que a Inglaterra não esteja no topo das tabelas para o uso de energia solar fotovoltaica (PV). Mas com muitos países tendo demonstrado um compromisso em gerar energia mais favorável ao meio ambiente nos últimos anos, quem está liderando o campo e quem está ficando para trás? Descubra na nossa lista dos principais países abaixo.

Os 10 principais países que usam a energia solar

Confira o top 10 dos países que aderiram ao uso da energia solar e se destacam pelo mundo!

1. China

A China tem uma capacidade de energia solar maior do que qualquer outro país do mundo, com gigantescos 130 gigawatts. Também detém o recorde de maior projeto solar operacional em seu projeto de 1.547 MW em Tengger, registrado em 2018. Esses feitos são facilitados pelo fato de a China ser a maior fabricante mundial de painéis solares, que já superou a capacidade de produção de painéis solares – meta de 2020 do governo para instalações solares, compensando uma pegada de carbono significativa.

2. Estados Unidos

Lar de algumas das maiores usinas de energia solar do mundo, os Estados Unidos são o segundo maior mercado em crescimento para renováveis. Apesar da decisão do presidente Donald Trump de retirar o Acordo de Paris, os projetos de energia renovável nos EUA devem se beneficiar de incentivos fiscais federais de vários anos e políticas estaduais para painéis solares distribuídos nos próximos anos.

3. Japão

Com sua tecnologia avançada e indústrias manufatureiras, o governo japonês prometeu aumentar as fontes de energia renováveis ??de 15% para 22-24% em 2018, incluindo eólica e solar até 2030. Desde o desastre nuclear de Fukushima Daiichi, o país abordou a energia solar com vigor, estabelecendo metas de 28 GW e 53 GW para 2020 e 2030, respectivamente.

4. Alemanha

A Alemanha tem sido um líder chave na produção de energia fotovoltaica durante anos, alcançando o país de maior classificação para energia solar fotovoltaica per capita em 2018. 

A energia renovável é considerada uma alta prioridade pelo governo, que tem como objetivo obter 80% de eletricidade de fontes renováveis até 2050. No primeiro semestre de 2018, a energia solar produziu mais de 7% do consumo líquido de energia do país, de uma participação total de renováveis ??de 39%.

5. Índia

Um país com uma das indústrias solares de mais rápido crescimento, a capacidade instalada de energia solar da Índia atingiu 28,18 GW em março de 2019 e o país se tornou o produtor de menor custo de energia solar do mundo. O governo tinha uma meta inicial de 20 GW de capacidade para 2022, o que foi alcançado quatro anos antes do previsto em 2018.

6. Itália

Embora a Itália tenha historicamente dependido de importações estrangeiras para uma proporção significativa de sua energia, a partir de 2018, a energia solar fotovoltaica responde por 7,9% da demanda de eletricidade, tornando o país um dos principais líderes em geração e desenvolvimento de energia solar.

Depois que a UE estabeleceu uma meta para gerar 20% de energia a partir de fontes renováveis ??até 2020, a Itália era uma das onze nações a atingir os anos objetivos antes do prazo final.

7. Inglaterra

Iniciativas do governo incentivando escolas, empresas e residências a introduzir painéis solares, juntamente com uma redução no custo da tecnologia fotovoltaica, ajudaram o Reino Unido a se estabelecer como um país líder na produção de energia solar. Em 2017, a energia solar representou 3,4% da geração total de eletricidade da Grã-Bretanha, ante 3,1% em 2016. O governo também espera que 4 milhões de residências sejam movidas a energia solar até 2020.

8. Austrália

A energia fotovoltaica representou 5,2% da produção de energia elétrica da Austrália em 2018 e, em março de 2019, o país tinha mais de 12.035 MW de energia solar fotovoltaica instalada, dos quais 4.068 MW foram instalados nos 12 meses anteriores. 

59 projetos de energia solar fotovoltaica com uma capacidade instalada combinada de 2.881 MW também estão em construção, construídos ou devem iniciar a construção tendo atingido o fechamento financeiro. 

Mas há muitos argumentam que a Austrália ainda está produzindo relativamente pouco de sua energia através da energia solar, enquanto tem a luz do sol, recursos e infraestrutura para fazer mais.

 

9. França

O mercado solar francês cresceu 59% nos primeiros seis meses de 2018, impulsionado principalmente por instalações solares de grande escala. No geral, a energia fotovoltaica instalada acumulada do país superou os impressionantes 8,5 GW, com a recém instalada capacidade fotovoltaica atingindo 479 MW. 

Com o seu espírito político, a indústria energética desenvolvida e a economia próspera, a França está em constante crescimento como geradora desta forma de energia amiga do ambiente.

10. Coreia do Sul

A Coréia do Sul planeja adicionar 30 GW de PV até 2030, para melhorar o desempenho relativamente pobre de energia renovável do país até agora, com 9% dessa capacidade a ser desenvolvida em Saemangeum e 14 GW de energia solar a ser instalada antes de 2020.

 

Gostou das informações? Compartilhe conosco a sua opinião!