Mundo Pet

Preparando a casa para a chegada do cão

16/11/2019

Ter um novo “amigo” em casa é algo muito especial, porém, você deve ter em mente que o seu cãozinho necessita de um tempo para se adaptar à nova vida. Se ele é um filhote, nessa fase está sentindo falta da mãe e dos irmãozinhos. A ida para um lugar com cheiros e pessoas diferentes é uma grande mudança para ele. 

 

Fazer com que a sua casa seja um ambiente confortável e seguro deve ser a sua prioridade no momento. Com a ajuda da veterinária Bárbara Benitez separamos algumas dicas para preparar os ambientes antes da chegada do novo membro da família:

 

Segurança
Antes de levar o seu amigão para o novo lar faça uma vistoria pela casa, evitando deixar cabos e fios elétricos à mostra e produtos de limpeza ao alcance dele. Além disso, se você tiver outros animais, lembre-se de acostumá-los aos poucos ao recém-chegado. Se morar em casa com piscina, obstrua o acesso a ela. 

 

Local para descanso
Se o novo membro ficar livre no quintal, tenha um abrigo contra a chuva, vento e o frio. Caso o animal fique em apartamento, basta escolher uma caminha que lhe agrade e que seja confortável para o pet.

 

Potinhos ideais
São vários os modelos de comedouros e bebedouros disponíveis nas petshops. Você deve avaliar qual é o mais indicado para o seu pet. Além de lavar diariamente os potinhos, não se esqueça de oferecer sempre água fresca ao animal.

 

Brinquedos ajudam a gastar energia
Seu pet provavelmente terá muita energia se ele for um filhotinho. Nesta fase, eles adoram brincar, morder e destruir tudo o que veem pela frente. Por isso, é essencial oferecer brinquedinhos e ossinhos para que ele fique entretido e feliz. Seus chinelos e móveis agradecem!

 

Na hora do passeio
Até que tome todas as vacinas indicadas pelo veterinário, o cãozinho não poderá passear na rua. Porém, o ideal é que você já o acostume com o uso da guia e coleira. Você pode começar dentro de casa, alguns minutinhos por dia. Outra dica é sair com ele no colo ou canguru e, ainda assim, colocar uma coleirinha. Aproveite para incluir uma plaquinha de identificação também.  

 

Higiene em dia
Inicie o hábito de escovar os dentes dele assim que chegarem em casa. Aposte em uma dedeira ou escovinha infantil e creme dental para pets (sem flúor) com sabor de carne ou frango. Invista também em um acessório para pentear a pelagem. 

 

Ração correta
A alimentação também deve ser escolhida com carinho, pois é fundamental para que seu cãozinho cresça saudável e cheio de energia. Para cada fase da vida há uma ração indicada. Procure por uma que se adeque ao porte e à raça do animal. Além da ração, você pode oferecer petiscos como forma de recompensa, agrado ou para auxiliar no adestramento. Caso tenha dúvidas, sempre consulte o médico veterinário.

 

Foto: Pixabay