Roteiros Nacionais

Temporada de Cruzeiros movimentará mais de 600 mil turistas em Santos

16/11/2019

Todos a bordo, pois neste domingo (17) começa oficialmente a Temporada de Cruzeiros 2019/2020 no Porto de Santos. A atracação do navio em trânsito Zaadam, da operadora Holland America, prevista para as 8h, abre a jornada que seguirá até 14 de abril de 2020, com a expectativa de movimentar 620 mil cruzeiristas na cidade. 

 

Oito navios estarão em trânsito e seis farão escalas regulares, com embarques e desembarques no Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini – Concais.

 

Rota estratégica

Santos é a capital nacional dos cruzeiros marítimos e o mais importante porto para embarque de passageiros do país, que registra, pelo terceiro ano consecutivo, crescimento na movimentação de turistas. Na temporada 2018/2019, o Concais movimentou 604.262 cruzeiristas. 

 

“Santos se transforma em uma vitrine, mostrando suas atrações e belezas a turistas, sobretudo estrangeiros em trânsito, que, de outra forma, talvez nem pensassem em conhecer a cidade”, comentou o secretário de Turismo Odair Gonzalez. 

 

Estarão no Porto de Santos as armadoras MSC, Costa, Pullmantur, Oceania, Azamara, Regent Seven Seas, Celebrity, além da Holland America. Por mais um ano, a Royal Caribbean optou por não participar da temporada no Brasil.

 

Novidades
O navio Volendam (Holland America) é o único estreante em Santos nesta temporada. Com capacidade para 1.432 passageiros, ele atracará em 19 de fevereiro, vindo de Buenos Aires (AR), na escala de uma viagem de volta ao mundo, com 78 dias de duração, que começa em Ford Lauderdale (EUA) em 5 de janeiro. 

 

O MSC Seaview (foto) também retorna ao Brasil. Maior navio de passageiros a circular na costa, esse gigante dos mares, com capacidade para 5.429 hóspedes, foi lançado ao mar em junho do ano passado e esteve por aqui em dezembro.

 

Destaque
Outra novidade desta temporada é o retorno, após um hiato de 10 anos, do MSC Sinfonia, repaginado e ampliado.  Pela primeira vez, o navio terá não apenas cruzeiros com embarques na cidade, mas também trará passageiros em trânsito, de Buenos Aires (AR), Montevidéu (URU) e Itajaí (Santa Catarina). 

 

Repaginado e ampliado, ele ganhou, há quatro anos, 24 m de comprimento, novas cabines e áreas públicas, aumentando sua capacidade de 2.069 para 2.680 turistas. 

 

O Sinfonia atracará em Santos em 13 de dezembro, único dia em que o Concais receberá simultaneamente cinco transatlânticos. 

 

Foto: Divulgação/MSC