Em Off

Maioria dos santistas aprova Paulo Alexandre

16/11/2019

Pesquisa realizada pela Badra Comunicação, a pedido do Jornal da Orla, revela que a maioria dos santistas aprova a administração do prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), que, no próximo mês, completa o terceiro ano de seu segundo mandato.

 

A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 13 deste mês e foram ouvidos 1.539 eleitores (a partir de 16 anos) em 28 pontos de fluxo do município, abrangendo as três zonas eleitorais da cidade. A amostra também levou em consideração a proporção de homens e mulheres, bem como faixa etária e zona eleitoral.

 

A margem de erro é de 2,5% para mais ou para menos. O trabalho foi coordenado por Dalmo Viana, formado pela Fundação Escola de Sociologia Política de São Paulo, e analista da Badra Comunicação.

 

Para Viana, “a boa avaliação do prefeito está melhor retratada no resultado de uma questão em que, costumeiramente, os gestores públicos têm mau desempenho. Aproximadamente 41% dos entrevistados consideram que Paulo Alexandre fez o que eles esperavam ou mais do que esperavam, o que, em tempos de crise e de descrédito na classe política, sinaliza uma boa performance”.

 

O sociólogo, especialista em pesquisas eleitorais, acredita que o cenário político é positivo para Paulo Alexandre: “Até o final de seu governo, em dezembro de 2020, o prefeito tem um elenco substancioso de obras para entregar, entre elas a requalificação do espaço urbano da Ponta da Praia e a nova entrada da cidade, considerada por muitos a principal marca da atual administração. A implantação e operação do Veículo Leve Sobre Trilho (VLT) é também apontada como um exemplo”.

 

Na opinião de Viana, salvo algum fato inesperado, a avaliação positiva de Paulo Alexandre tende a crescer e o prefeito certamente será um nome importante no processo eleitoral do próximo ano.

 

Governador tem avaliação negativa

Ao contrário do prefeito Paulo Alexandre, o governador João Doria é reprovado pela maioria dos santistas. Na opinião de Dalmo Viana, um dos fatores que contribuíram para o resultado negativo seria reflexo da eleição estadual, quando Doria ganhou de Márcio França, um político da região.

 

A sensação de que o governador retaliou a cidade de Santos, pelo fato de o prefeito ter apoiado França, também teria influenciado na avaliação negativa. Ainda segundo Viana, o eleitorado santista pode não estar gostando do fato de o governador já estar de olho na sucessão de Bolsonaro, a exemplo do que fez quando era prefeito. E, por fim, a maioria dos santistas acredita que Doria vem fazendo menos do que deveria para a região.

Presidente divide opiniões

Já o presidente Jair Bolsonaro divide opiniões. A aprovação e reprovação estão dentro da margem de erro, o que revela uma divisão do eleitorado, o que acontece também em nível nacional.

 

Para Viana, o presidente poderia estar em situação melhor se não criasse tantos problemas desnecessários. “Bolsonaro faz quase que a política de reunião de condomínio. Aposta em um clima permanente de acirramento político e isso acaba dividindo o eleitorado”.

 

O sociólogo acredita que o desempenho da economia nos próximos meses deve influenciar parcela significativa do eleitorado na maneira como enxerga o governo Bolsonaro.

 

Leia também: Professor Kenny lidera corrida pela Prefeitura de Santos