Notícias

Novembro Azul: outros exames também são importantes

19/11/2019

Nos últimos anos, a Campanha Novembro Azul deixou de ser apenas relacionada à detecção precoce e prevenção do Câncer de Próstata. Hoje, a iniciativa contempla também outros aspectos da saúde do homem. Para o médico Nelson Marfil, especialista em Qualidade de Vida, Endoscopia e Colonoscopia, e responsável técnico pela Clínica Endocentro, em Santos, o primeiro desafio é fazer com que o homem se conscientize da necessidade de realizar exames regulares.

"Em cada dez dos meus pacientes, sete são mulheres. E estes poucos homens que marcam consultas, normalmente vêm porque as esposas insistiram. É preciso mudar esta cultura", explica Dr. Marfil. Algo que precisa acontecer desde cedo. "As meninas, logo após a primeira menstruação, são levadas pelas mães ao médico. E estabelecem uma rotina de exames preventivos. Com os homens, é totalmente diferente. Prevenção só passa a fazer parte da vida dos homens depois dos 40. O que pode ser muito perigoso", alerta.

Nesta fase da vida, o câncer de próstata começa a preocupar e, por isso, os homens ficam mais atentos. Mas é preciso ir além. "Recomendo sempre para meus pacientes a colonoscopia. Este exame, geralmente, enfrenta a mesma restrição que existe em relação ao exame de toque. Mas é fundamental, já que pela colonoscopia podemos tratar precocemente muitas lesões que, detectadas com antecedência, podem evitar o desenvolvimento de um câncer de intestino, por exemplo, com a necessidade de cirurgia, radioterapia e quimioterapia".

Sobre o câncer de intestino, um outro exame que pode ajudar é o que investiga sangue oculto nas fezes. "É um procedimento simples, barato, que os planos de saúde cobrem. E que pode revelar algum problema. Mas vale lembrar que lesões no intestino nem sempre causam sangue nas fezes. Mas, se a pessoa tiver este quadro, além de anemia, perda de peso, dor abdominal e histórico familiar, é preciso deixar o medo e o preconceito de lado e fazer a colonoscopia", revela Dr. Marfil.

A questão hormonal
Outro aspecto destacado por Nelson Marfil é a questão hormonal. "Na mulher, a menopausa tem sintomas mais acentuados. Nos homens, também há uma queda hormonal, na testosterona, em níveis mais lentos e sem apresentar sintomas. O homem só se dá conta do problema quando ele percebe algo errado com a libido. Mas, assim como acontece com as mulheres, é possível haver um tratamento de reposição", garante.

Nelson Marfil finaliza fazendo um apelo a todos os homens. "Seja pela questão hormonal ou pela questão de prevenção a algum tipo de câncer, é muito importante procurar um médico e se prevenir. Endoscopia, colonoscopia, exame de toque, exames laboratoriais, exames cardiológicos, todos são fundamentais para que o homem viva mais e melhor. Portanto, aproveite a mensagem positiva que surge sempre no Novembro Azul e busque o melhor para você.