Esportes

Conferência Internacional de Surf reúne representantes de vários países em Santos

19/11/2019

Entre os dias 22 e 24 de novembro, Santos sediará a Conferência Internacional da Rede World Surf Cities (World Surf Cities Network – WSCN), evento que reúne 40 representantes 11 nações, representando 12 cidades: Espanha (Salinas), País Basco (Donostia/San Sebastian), Equador (Montañita), Chile (Viña Del Mar e Arica), Portugal (Ericeira e Viana de Castelo), Nova Zelândia (New Plymouth), França (Lacanau), África do Sul (Durban), Peru (Huanchaco) e Ilhas Canárias (Las Palmas – território da Espanha). Santos é o único município brasileiro participante da WSCN.

 

A programação, que reúne praticantes do surfe, autoridades governamentais e empresariado, oferece debates, rodada de negócios (aproximando empresas nacionais e estrangeiras), atrações musicais e o festival de surfe feminino Prancha Oca.

 

A abertura está marcada para o dia 22, a partir das 20h, no Teatro do Sesc-Santos (Rua Conselheiro Ribas, 136, na Aparecida), com cerimônia oficial, bate-papo com o surfista e empreendedor Mark Lund e o show musical Água-Viva, da banda Bella Huna, que recebe os convidados Banda Reunião, Marcelo Mira (Alma Djem), Neco Carbone, Mark Lund, Nuno, Edinho Leite, Mauro Raposo, Jacuí e Ronaldo Gui. Também ocorrem homenagens à cultura negra com o capoeirista Mestre Sombra e ao aluno especial Rafael, com coreografia de Denise Roma. Entrada franca.

 

Além do Sesc, as atividades também serão realizadas em locais como as escolas de surfe do Posto 2 (orla do bairro Pompeia) e do Posto 3 (orla do Gonzaga), assim como nas praias do Gonzaga e Pompeia.

 

Sobre a World Surf Cities Network

A organização WSCN tem como objetivo aumentar a atividade econômica local (negócios, turismo, emprego e programas sociais) por meio do compartilhamento de conhecimentos e cooperação entre as cidades de surfe ao redor do mundo. Mais países que integram a WSCN são Austrália, Inglaterra, África do Sul e Peru.

 

O primeiro encontro da WSCN em Santos foi realizado em 2014. No ano passado, o evento ocorreu em San Sebastian, na Espanha. Santos foi representada por dois projetos de surfe: um voltado para o público com mais de 50 anos e o outro para pessoas com deficiência, ambos desenvolvidos pela Escola Radical do Posto 2. Os trabalhos foram apresentados pelo surfista e educador Cisco Araña, coordenador da Escola Radical e representante brasileiro da WSCN.

 

 

Foto: Divulgação/Prancha Oca