Santos

Início de dragagem impulsiona construção de ponte sobre o Rio São Jorge

22/11/2019

A dragagem do Rio São Jorge é mais uma das etapas iniciadas no canteiro de obras da ponte deste local. A estrutura está sendo construída no bairro São Manoel e ligará a Zona Noroeste à Rodovia Anchieta e à Avenida Beira Rio, no bairro Bom Retiro.

 

A draga (equipamento que bombeia os sedimentos do rio) abrirá um calado de cerca de dois metros de profundidade. As equipes trabalharão numa área de 60 metros de largura por 161 metros de comprimento. Esse perímetro é necessário para que os flutuantes possam navegar ou reter os equipamentos e materiais que serão usados na execução da fundação da ponte no trecho em água. A distância entre as duas margens do rio São Jorge, lado Bom Retiro e lado São Manoel, é de 160 metros.

 

“Os sedimentos dragados do rio são depositados num bag e, após a desidratação desse material, enviamos para o descarte correto e adequado que é um aterro sanitário certificado”, afirmou o engenheiro da Queiroz Galvão, Lucas Miranda Duarte. A dragagem deve durar cerca de 45 dias.

 

Foto: Isabela Carrari/PMS