Leitura

9ª Festa do Livro acontece na Estação da Cidadania

22/11/2019

A Festa do Livro chega à sua 9ª edição, no sábado (23), das 14h às 19h, na Estação da Cidadania de Santos (Avenida Ana Costa, 340, Campo Grande). Na ocasião, diversos escritores e leitores se encontram para conversar, trocar livros, participar de rodas de conversa, saraus, apresentações musicais, contação de histórias, além de artes cinematográficas, visuais e outras. 

 

Na programação, varal  de poesias de Valdir Alvarenga, seguido de atividades artísticas organizadas por Márcio Barreto, junto do Percutindo Mundos, Slam ZN Itinerante Circula Poesia e Rap Santa Maria, e a Banda Caiçara Pau a Pique.

 

O evento ainda terá contação de histórias, roda de conversa e sarau com escritores ‘Falando do seu livro’, com mediação de Flávio Viegas Amoreira e Rodrigo Lucheta. Entre os autores  presentes, Ademir Demarchi (‘Contrapoéticas’), Bartolomeu Pereira de Souza (‘Memória na pele’), Beth Soares e Marcus Vinicius Batista (‘O Lobo, o Urso e a Cura’), Lisa Ferraz de Campos (‘A evolução dos dinossauros’) e Madô Martins (‘Pequenice: Cidade dos canais’ e ‘Som das conchas’)

 

Também participam da roda de conversa, Flávio (‘Whitman, meu brother’), Márcia Barbieri (‘A casa das aranhas’), Márcio Barreto (‘A desmemória e seus outros nomes’), Marina Ruivo (‘Nossa barca’), Sérgio Paolozzi (‘O canto da cigarra’), Valéria Rodrigues Florenzano (‘O diário da formiga Jerusa’) e Valdir Alvarenga (‘Revista Mirante nº 107’), além de outros convidados. 

 

Curtas metragens sobre o incentivo à leitura no projeto Cineme-Se, serão apresentados pelo cineasta Eduardo Ricci.

 

A Festa do Livro encerra suas atividades homenageando a jornalista e escritora Patrícia Galvão, a Pagu, e sua biógrafa, a professora Lúcia Teixeira.

 

Evento

O Fórum da Cidadania organiza a festa desde 2015 com o objetivo de promover um amplo movimento na cidade de Santos a favor do livro. Essa era a motivação de Helle Alves, jornalista, escritora, idealizadora e mobilizadora da ação. Trata-se de um evento que simboliza a luta pela democratização do livro, o acesso à cultura e a inclusão dos jovens por meio da literatura.

 

A Festa do Livro tem a direção de Célio Nori. Coordenado por Marly Carvalho e Tatiana Justel e tem a curadoria de Flávio Viegas Amoreira e Marcio Barreto.

 

Foto Pixabay