Em Off

Aprovado pela maioria, Suman é o favorito no Guarujá

23/11/2019

Com sua administração aprovada por mais de 60% dos eleitores, o prefeito Valter Suman (PSB) desponta como favorito para conseguir o segundo mandato no Guarujá. Ele aparece com ampla vantagem sobre o ex-prefeito Farid Madi tanto na pesquisa espontânea (quando o eleitor afirma em quem pretende votar sem a apresentação de nomes), como na estimulada (quando são apresentados os nomes dos candidatos). É o que revela pesquisa realizada pela Badra Comunicação, entre os dias 18 e 20, a pedido do Jornal da Orla.

 

O trabalho foi coordenado pelo sociólogo Dalmo Viana. Foram ouvidos 1.200 eleitores a partir dos 16 anos, considerando a proporção de homens e mulheres, bem como faixa etária e zona eleitoral. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos.

 

“O céu pode até não ser de brigadeiro, tal a crise econômica que assola o país, mas parece se manter bem azulado para o prefeito Valter Suman”, diz Viana. O analista da Badra Comunicação acredita que o sucesso da administração de Suman é decorrente de duas vertentes fundamentais: conseguiu pacificar a Câmara Municipal, historicamente problemática em Guarujá, e montou um secretariado “que tem dado conta do recado, atuando no ritmo da batuta do chefe, isto é, sem sobressaltos”.

 

 

Prefeito é bem avaliado pelos eleitores

O prefeito Valter Suman é bem avaliado pela maioria da população – nada menos do que 61,7% dos eleitores aprovam sua administração, números que impressionam em razão da crise econômica que afeta o país, revela o analista da Badra Comunicação, Dalmo Viana.

 

Formado pela Fundação Escola de Sociologia Política de São Paulo, Viana é especialista em pesquisas eleitorais. Segundo ele, o momento atual é bastante positivo para o prefeito, que está completando três anos de mandato.

 

O sociólogo lembra que Valter Suman teve uma eleição apertada – venceu Haifa Madi com 50,84% dos votos contra 49,16%. Três anos depois o quadro mudou e, se a eleição fosse hoje, Suman venceria de braçada, afirma Viana.

 

Governador Doria tem rejeição mais alta
Se Suman está de bem com a maioria dos eleitores, o mesmo não se pode dizer do governador João Doria (PSDB), que tem uma taxa de rejeição 10% superior à de aprovação.

 

Para Dalmo Viana, é possível que o eleitor do Guarujá considere que Doria usa apenas o governo de São Paulo como trampolim para chegar à presidência da República, a exemplo do que fez quando era prefeito de São Paulo e abandonou o cargo para disputar o Palácio dos Bandeirantes. Isso pode estar pesando na avaliação que os eleitores fazem de seu governo – mais negativa do que positiva.

 

Presidente Jair Bolsonaro é aprovado, mas perdeu força

O presidente Jair Bolsonaro é aprovado pela maioria dos eleitores (50,8%), mas seu prestígio já não é o mesmo em relação à eleição presidencial, quando conseguiu na cidade quase 70% dos votos na disputa contra Fernando Haddad (PT). “O desempenho é positivo, mas o presidente perdeu força na cidade”, afirma Dalmo Viana. Segundo ele, o futuro de Bolsonaro vai depender da reação da economia e da forma como o presidente vai enfrentar eventuais crises políticas, comuns em qualquer governo.

 


 

Foto Helder Lima/PMG

 

Confira aqui a pesquisa completa.