Notícias

Sábado será o Dia D contra o sarampo

27/11/2019

Neste sábado (30), 19 policlínicas de Santos estarão abertas, das 9h às 16h, especialmente para atividades de prevenção e promoção da saúde. Estão programadas neste Dia D a vacinação contra o sarampo para adultos (20 a 29 anos) e contra o HPV (crianças e adolescentes), além de orientações e ações relacionadas ao Novembro Azul – mês de conscientização sobre o câncer de próstata.

 

A vacinação contra o sarampo é voltada para adultos jovens (homens e mulheres) de 20 a 29 anos de idade. Serão vacinados somente aqueles que não têm histórico de duas doses da vacina durante a vida. Por isso, é indicado levar a carteira de vacinação para a checagem da necessidade. A campanha nacional de imunização deste público começou em 18 de novembro.

 

Em Santos, o público-alvo de 20 a 29 anos de idade é formado por 63.995 pessoas, sendo que 48.773 já tomaram duas doses da vacina, conforme registro do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), restando a vacinação de 12.022 pessoas desta faixa etária. Desde o dia 18, foram aplicadas 347 doses dentro deste público.
 
 
HPV
A abertura das unidades também será uma oportunidade para que pais e responsáveis levem as crianças e adolescentes para a vacinação contra o HPV (papilomavírus humano), voltada para meninas de nove a 14 anos e meninos de 11 a 14. Somente após a aplicação das duas doses da vacina, que deve ocorrer no intervalo de seis meses, é que os adolescentes ficam protegidos contra verrugas genitais e vários tipos de câncer (colo de útero, vulva, pênis, entre outros). Também é indicado levar documento de identificação e a carteira de vacinação.

 

Câncer de Próstata
Todas as 19 policlínicas farão palestras e grupos de orientação para o público masculino sobre a importância das consultas de rotina e realização do exame PSA (antígeno prostático específico), que verifica se há alteração da quantidade dessa proteína na próstata.

 

Os homens com mais de 50 anos passarão por triagem das equipes de enfermagem das unidades, que avaliarão a necessidade do PSA. Quem tiver dentro dos critérios e do preparo necessário poderá fazer a coleta das 9h às 12h. Mas, para isso, é preciso estar em abstinência sexual por 48 horas e não ter praticado exercícios ou andado de bicicleta/moto no mesmo período.

 

“Este sábado será uma grande oportunidade para que munícipes de várias faixas etárias aproveitem a abertura das policlínicas e os diversos serviços de prevenção e promoção da saúde, dentro do nosso propósito de uma Santos mais saudável”, destaca o secretário Fábio Ferraz.