Notícias

Campanha em Santos incentiva a realização do exame de HIV

02/12/2019

A Campanha Fique Sabendo, de intensificação da testagem do HIV será realizada em Santos na próxima semana, em programação para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, comemorado em 1º de dezembro. De segunda (2) a sexta-feira (6), serão oferecidos exames e testes rápidos para o maior número possível de pessoas, sempre no período da manhã. Haverá ainda distribuição de material educativo e preservativos.

 

Em todas as policlínicas, será oferecida coleta de sangue para exame que visa testar para o HIV (veja lista das unidades abaixo). Já nas unidades Caruara, Vila Nova, Gonzaga, Piratininga e Morro da Penha será oferecido ainda o teste rápido. Após cerca de 15 minutos, o resultado fica pronto e independentemente do que for identificado, o paciente passa por orientação sigilosa da equipe de saúde.

 

Os interessados têm outros dois endereços para fazer os testes. O Centro de Testagem e Aconselhamento (Rua Silva Jardim, 94, Vila Mathias), segue com o oferecimento de teste rápido e autoteste para identificação do HIV. Os mesmos dispositivos serão oferecidos também na sede do Grupo de Apoio à Prevenção à Aids da Baixada Santista – Gapa (Av. Epitácio Pessoa, 278, Embaré). No CTA estará disponível ainda o teste rápido para sífilis.

 

Saliva

A novidade neste ano é que a testagem será ampliada com o oferecimento de teste rápido com saliva, no Polo de Atenção Intensiva do Hospital Guilherme Álvaro, dias 3 e 4 de dezembro, e aos pacientes dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

 

Na segunda-feira (2), será a vez do Caps Álcool e Drogas, na terça (3), o Caps Orquidário. A programação prossegue na quarta (4), nas unidade Caps Vila e Praia. Na quinta (5), a testagem será no da Zona Noroeste e, na sexta (6), no Centro.

 

“Um profissional capacitado dá orientação antes e depois do teste rápido, que consiste no aconselhamento em relação às infecções sexualmente transmissíveis, além da oferta de material de prevenção. Caso o resultado dê positivo para HIV, o paciente é encaminhado para tratamento. Também são oferecidas as terapias de prevenção ao HIV, com uso de medicamentos”, afirma Patrícia Schoenacker, chefe da Seção de Prevenção a Doenças Infectocontagiosas da Secretaria de Saúde.

 

Comemoração
 
O Centro de Testagem e Aconselhamento de Santos completa 25 anos e o Programa Municipal de IST/Aids, 30 anos. Para festejar essas datas, o médico Jucival Fernandes dará a palestra “O papel da equipe multidisciplinar no cuidado ao paciente HIV” no dia 10 de dezembro, das 9 às 12 horas, no auditório do CTA (Rua Silva jardim, 94).

 

Por fim, uma confraternização de Natal para pacientes e usuários dos serviços do Programa Municipal de IST/Aids será realizada em 18 de dezembro, das 9h às 12h, na sede do serviço.

 

A campanha Fique Sabendo é organizada pela Coordenadoria de Controle de Doenças Infectocontagiosas da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio do Gapa, Acausa, Pastoral da Aids, Movimento de Cidades Posithivas, Movimento Nacional de Jovens Vivendo com HIV e Laboratórios GlaxoSmithKline.

 

Foto Shutterstock