Rádio Jornal da Orla/Digital Jazz

Ouça agora

Cotidiano/Saúde | 03/12/2019

Gapa realiza programação de alerta ao Dezembro Vermelho

Durante todo este mês - denominado Dezembro Vermelho - o Grupo de Apoio à Prevenção à Aids da Baixada Santista - GAPA/BS está desenvolvendo uma grande mobilização em continuidade ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids (celebrado no último domingo, 1º de dezembro). Em pauta, a educação, prevenção e conscientização sobre a Aids.

 

A mobilização inclui palestras em instituições e empresas, distribuição de preservativos masculinos e femininos; entrega de kits com autotestes de detecção do vírus HIV; panfletagem e realização do bazar, com roupas, calçados, acessórios e artigos de Natal.

 

Nesta quarta-feira (4), monitores do GAPA realizam palestras de informação no Polo de Atenção Intensiva - PAI, em Santos. Na sexta (6), a intervenção será para funcionários da Usiminas, em Cubatão. Mais informações e agendamentos pelo telefone 3222-3109.

 

Parceria

Em parceria com o Portal Reggaeton, a informação do GAPA tem atingido mais e mais jovens, uma vez que o índice de infecção pelo vírus tem aumentado assustadoramente. "A Aids parece ser tao anos 80, né? Mas nao é, inclusive ela continua infectando muitas pessoas, principalmente jovens de 14 a 25 anos", alerta o portal.

 

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado no final de novembro, pelo Ministério da Saúde, dos 900 mil brasileiros que carregam o vírus do HIV, 15% (135 mil pessoas) não têm consciência disso. O número de contaminados continua subindo no país: há um ano eram 866 mil pessoas. A maioria dos casos de infecção no país é registrada na faixa etária dos 20 aos 34 anos, com 18,2 mil notificações, representando 57,5% delas.

 

Bazar

O bazar e a tradicional Feira de Natal funcionam de segunda a sexta, das 9 às 12h e das 13 às 17h, com peças novas e seminovas. Além de roupas, peças de decoração e utensílios com temas natalinos, brinquedos, livros etc são encontrados no local. São aceitos cartões de crédito e débito. A renda auxilia na manutenção da sede (contas de água, luz, aluguel etc), que fica na Av. Epitácio Pessoa, 278, no Embaré, em Santos.
 


Leia também