Notícias

Alunos de escolas de Santos têm vivência no esporte paralímpico

04/12/2019

Tarde de inclusão na prática para cerca de 50 crianças do Escola Total, que na terça-feira (3), Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, participaram de vivência de esportes paralímpicos no Centro Esportivo e Recreativo Rebouças, na Ponta da Praia. Teve muita diversão em roda de capoeira, tênis de mesa, basquete, hóquei e triciclos adaptados, no vôlei sentado e no polybat.

 

A atividade, conduzida por 20 alunos da Seção de Esportes Adaptados da Secretaria de Esportes (Semes), integrou a programação da 6ª edição da Virada Inclusiva em Santos, organizada pela Coordenadoria de Políticas para a Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds).

 
O objetivo foi promover a inclusão social e cultural das pessoas com deficiência, informar sobre direitos e incentivar o diálogo sobre o tema. “Queremos sensibilizar as pessoas que não têm deficiência, mostrando as potencialidades do esporte adaptado. As crianças sem deficiência terão a sensação de que, mesmo com deficiência, é possível praticar esporte e exercer outras funções”, disse o professor de Educação Física da Semes, Eduardo Leonel, que supervisionou a atividade ao lado do também professor de Educação Física, Waldomiro Correia, da Secretaria de Educação (Seduc).

Para a coordenadora de Políticas para a Pessoa com Deficiência, Cristiane Zamari, da Seds, ainda é preciso dar visibilidade para a inclusão, envolvendo pessoas com ou sem deficiência. “Precisamos mostrar a todos que as pessoas com deficiência são sujeitos de direitos e de deveres. As crianças não veem diferença e interagem de igual para igual. Um dia, a inclusão será naturalmente concebida, não precisaremos mais falar dela”. A programação alusiva à data conta com diversas atividades culturais, esportivas e de lazer em vários pontos da Cidade. Todas as atividades são gratuitas e acessíveis para o público com deficiência.

 

Foto: Marcelo Martins/PMS