Notícias

Concerto de Natal reúne Sinfônica de Cubatão e Grupo Rinascita

06/12/2019

Os Grupos Artísticos de Cubatão prepararam uma programação especial dentro do projeto “Natal Feliz”. Neste sábado (7), a partir das 20h, a Praça da Independência, no Jardim Casqueiro, será palco para apresentação da Banda Sinfônica de Cubatão e Grupo Rinascita de Música Antiga.

Sob regência do maestro Marcos Sadao Shirakawa, a Sinfônica apresenta um programa com temas natalinos e obras clássicas de compositores brasileiros. “Será um espetáculo com o brilho dos metais, madeiras e percussão da Sinfônica. Tenho certeza de que a apresentação vai mexer com a emoção de muita gente”, disse o maestro Shirakawa.

Fazem parte desse espetáculo as músicas: “Abertura de O Guarani”, de Antonio Carlos Gomes; “The Hounds of Spring”, de Alfred Reed; “Antonio Brasileiro”, composição de Alexandre Daloia; “Gonzaga em Tom Maior”, de Luiz Gonzada e “Christmas celebration”, de Peter Koval e “How the Grinch Stole Christmas”, de Albert Hauge.

Já o Grupo Rinascita, com mais de 40 anos de história, reconta a trajetória musical da Europa com canções que eram sucesso entre os séculos XIV e XVI. Sob direção artística de André Farias o grupo interpreta: “Il trotto”, “Miri it is” e “Greensleeves”, de compositor anônimo; “La Bataille”, de Jaques Moderne; “The Frog Galliard”, de John Downland; “La Magdalena”, de Pierre Attaingnant; e “Pastyme with good Company”, Rei Henry VIII.

Com instrumentos musicais réplicas daqueles usados nos períodos da Renascença, Barroco e Medieval como alaúde, guitarra barroca, viola da gamba, conjunto de flautas doces, cellos barrocos e percussão renascentista, o objetivo é divulgar a Música Antiga muito utilizada para fins de estudo em escolas de formação musical; mas em Cubatão, o Rinascita saiu das salas de aula para levar essa produção artística lindíssima para toda comunidade. “Temos certeza de que será um espetáculo muito interessante. Adoramos levar nossa Arte para os bairros de Cubatão”, afirmou Farias.