Notícias

Decore a casa para o Natal com segurança

07/12/2019

Com a chegada do Natal é quase impossível resistir à tentação de decorar a casa com enfeites e luzes alusivos à data. Porém, apesar de toda a beleza que a decoração desta época traz, é preciso estar atento à segurança dos produtos e das instalações elétricas para evitar sérios acidentes, como choques e curtos-circuitos. Confira algumas dicas antes de preparar a casa para as festas: 


Qualidade
É fundamental comprar enfeites de marcas reconhecidas e aprovadas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Mesmo os produtos mais simples podem apresentar riscos de choques e sobrecarga. Por isso, não economize quando se tratar de segurança!

Tomadas
Evite ligar todos os enfeites em uma mesma tomada. Em último caso, você pode utilizar filtros de linha ou extensões múltiplas para ligar somente os enfeites que consomem pouca energia, como pisca-pisca interno. Mas lembre-se: sem ultrapassar a capacidade de corrente da tomada. Também é importante colocar enfeites de papel, papelão ou plástico longe de lâmpadas. Além disso, enfeites elétricos devem ficar afastados de cortinas, tapetes e sofás. 

Emendas
Caso seja preciso fazer emendas nos condutores do pisca-pisca, use sempre fita isolante. Se você optar por enfeitar as janelas ou o exterior da casa, invista em produtos específicos para áreas externas. Do contrário, evite o contato das luzes com água ou umidade. E lembre-se: antes de dormir ou de sair de casa, desligue tudo da tomada. 
 

 

Fotos: Pixabay