Em Off

Corrida eleitoral começa empatada em Mongaguá

07/12/2019

Faltando menos de dez meses para as eleições municipais, a disputa pela Prefeitura de Mongaguá promete muitas emoções, já que o atual prefeito, Márcio Cabeça (Republicanos), e o vereador Rodrigo Casa Branca (PSDB) aparecem empatados, no limite da margem de erro. É o que revela pesquisa realizada pela Badra Comunicação, a pedido do Jornal da Orla.

Márcio Cabeça lidera na espontânea (quando não são apresentados nomes dos concorrentes), com 13,2% das intenções de voto, contra 9,0% de Casa Branca. A situação se inverte na pesquisa estimulada (quando são apresentados os nomes dos candidatos): Casabranca vai a 21% contra 17,4% de Cabeça. Como a margem de erro da pesquisa é de 3% para mais ou para menos, há um empate técnico, no limite da margem de erro, nas duas situações. Os demais candidatos aparecem com índices inferiores (quadro ao lado).

O levantamento foi realizado entre os dias 2 e 4 deste mês. A Badra Comunicação ouviu 1.062 eleitores levando em consideração a proporção de homens e mulheres, bem como faixa etária (a partir dos 16 anos). 

Analista da Badra Comunicação e especialista em pesquisas, o sociólogo Dalmo Viana prevê uma eleição bastante disputada. Segundo ele, o prefeito, que está no cargo há pouco mais de um ano (ele substituiu Artur Parada Prócida, cassado pela Câmara), vem melhorando seu desempenho pela presença maçante nas redes sociais e por um conjunto de obras, mas ainda enfrente um clima de rejeição na cidade. Nada menos do que 70% dos moradores afirmam que ele fez menos do que esperavam e sua administração é reprovada por 55,2% dos eleitores.

 

Pesquisa espontânea

 

Ainda segundo Viana, Casa Branca, que disputa voto a voto com o atual prefeito, parece ter perdido a pegada e precisa reagir, mas, a exemplo de Cabeça, terá de enfrentar o crescimento de outro candidato, o professor Alex (Podemos), que tem um discurso mais radical. Os demais candidatos também têm espaço para crescer ou influenciar na eleição por intermédio de composições.

 

Pesquisa estimulada

 

Jair Bolsonaro divide opiniões

A pesquisa realizada pela Badra Comunicação indica que a maioria dos eleitores de Mongaguá reprova a administração do prefeito Márcio Cabeça. São 55,2% os eleitores que estão insatisfeitos com o atual mandatário. Já os que aprovam o seu governo somam 34,5%; outros 10,3% não opinaram.

O governador João Doria também tem uma rejeição elevada, mas está melhor que o prefeito: 43,7% reprovam a forma como Doria vem governando o estado, enquanto outros 36,9% aprovam e 19,4% não opinaram.

O presidente Jair Bolsonaro tem a melhor avaliação entre os três governantes: 47,3% dos eleitores de Mongaguá aprovam sua forma de administrar, enquanto outros 45,4% reprovam. Os que não opinaram somam 7,3%.

Viana acredita que o fraco desempenho de Doria na cidade é resultado dos convênios (realizados pelo ex-governador Márcio França) cancelados por ele e pelo baixo nível de investimentos do Estado no Município.

Já o presidente Bolsonaro perdeu prestígio na cidade por conta de seu jeito tumultuado de governar, mas tem espaço para recuperar o apoio dos eleitores se a economia voltar a crescer, acredita Viana.

 

Você aprova ou reprova a forma de governar do prefeito Márcio Cabeça?

Você aprova ou reprova a forma de governar de João Doria?

Você aprova ou reprova a forma de governar do presidente Jair Bolsonaro?


Confira a pesquisa completa aqui

 

Fotos: Divulgação