Em Off

Caio Matheus sai na frente em Bertioga

07/12/2019

Pesquisa realizada pela Badra Comunicação, a pedido do Jornal da Orla, revela que o prefeito Caio Matheus (PSDB) sai na frente na disputa pela reeleição. Ele tem vantagem folgada na espontânea (quando o eleitor diz em quem pretende votar sem apresentação de nomes) e está cinco pontos à frente da vereadora Valéria Bento (MDB) na estimulada (quando são apresentados os nomes dos concorrentes), o que caracteriza empate no limite da margem de erro – de 3 pontos para mais ou para menos. Nesse quesito, apesar de ser considerado inelegível, no momento (suas contas na Prefeitura foram reprovadas pelo TCU e pela Câmara), aparece em terceiro lugar o ex-prefeito Mauro Orlandini, com 18,2%. 

 

O ex-prefeito Mauro Orlandini e a vereadora Valéria Bento estão entre os três primeiros nomes lembrados na pesquisa. Na pesquisa estimulada, a Badra Comunicação afirma que hoje é possível apontar um empate triplo, no limite da margem de erro, entre Matheus, Valéria e Orlandini.

 

Pesquisa espontânea


Na pesquisa estimulada, a Badra Comunicação afirma que hoje é possível apontar um empate triplo, no limite da margem de erro, entre Matheus, Valéria e Orlandini. Os demais candidatos aparecem com números bem inferiores.

 

Pesquisa estimulada

A pesquisa foi realizada entre os últimos dias 2 e 4 e foram ouvidos 1.067 eleitores a partir de 16 anos, considerando a proporção de homens e mulheres e faixa etária.

Coordenador da pesquisa e analista da Badra Comunicação, o sociólogo Dalmo Viana afirma que apesar de sair na frente, o prefeito Caio Matheus enfrentará dificuldades para conseguir o segundo mandato. Viana destaca que nada menos que 70% dos eleitores de Bertioga afirmam que Matheus fez menos do que eles esperavam e que 54,5% reprovam a forma como ele vem governando a cidade. 

O sociólogo revela que há um sentimento de frustração com o prefeito, que rompeu com um ciclo de três nomes que comandavam a política local, os ex-prefeitos Orlandini, Luiz Carlos Rachid e Laírton Gomes Goulart.

O cenário atual, segundo Viana, mostra a vereadora Valéria Bento, que exerce o segundo mandato, ganhando força. Ela tem um discurso forte em defesa da valorização da mulher e, também, contra o racismo. Se conseguir garantir sua candidatura na Justiça, Orlandini também poderá estar na briga com chances reais, acredita o analista da Badra Comunicação.

Dalmo Viana afirma que a eleição em Bertioga deve ser bastante disputada e diz que as chances de reeleição do atual prefeito aumentam se o número de candidatos for grande. Já se alguns dos atuais pré-candidatos desistirem da corrida, a situação ficará mais difícil para Matheus em razão de sua alta taxa de rejeição.

 

Só Bolsonaro tem o apoio da maioria

O prefeito Caio Matheus é reprovado pela maioria dos eleitores de Bertioga, segundo revela a pesquisa da Badra Comunicação. A forma como o atual mandatário governa a cidade é rejeitada por 54,5% dos moradores, enquanto outros 40,8% aprovam e 4,7% preferiram não opinar.

Já o governador João Doria divide opiniões: 43,2% aprovam a forma como ele vem administrando o Estado, enquanto 43,5% reprovam e 13,3% não opinaram.

Já o presidente Jair Bolsonaro é aprovado por 53,0% dos eleitores de Bertioga e reprovado por 44,6%, enquanto 2,4% preferiram não opinar.

Dalmo Viana destaca que Bolsonaro perdeu um pouco de apoio dos eleitores locais, já que recebeu 67,6% dos votos na eleição presidencial. Ele acredita que isso decorre das polêmicas desnecessárias criadas pelo presidente, mas afirma, que Bolsonaro pode voltar a melhorar seu desempenho nas pesquisas com uma eventual recuperação da economia.

 

Você aprova ou reprova a forma de governar do prefeito Caio Matheus?

 

Você aprova ou reprova a forma de governar de João Doria?

 

 

Você aprova ou reprova a forma de governar do presidente Jair Bolsonaro?

 

Confira a pesquisa completa aqui.

 

 

Foto: Diego Bachiéga/PMB