Notícias

Anunciados os vencedores do prêmio Educador Santista

05/12/2019

Em clima de emoção, foram anunciados na quarta-feira (4), no Vasco da Gama, os vencedores do prêmio Educador Santista. Além da divulgação dos sete projetos vencedores, na cerimônia também foi divulgado que, nesta 11ª edição, a denominação é Prêmio Educador Santista 'Professora Sandra Freitas', homenagem à idealizadora da iniciativa, que não esteve presente por encontrar-se em tratamento de saúde.

 

“A Sandra criou esta premiação tão importante de valorização aos educadores e cuida de cada detalhe com o carinho que se cuida de um filho”, afirmou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa. A Secretaria de Educação ainda homenageou Sandra com uma mensagem e fotos de outras edições do evento. Ela também enviou uma carta, que foi lida.

 

Reconhecimento
Promovido pela Prefeitura, por meio da Seduc, o prêmio visa enaltecer e divulgar as experiências educacionais de qualidade realizadas nas escolas municipais. Este ano, foram inscritos 51 trabalhos, sendo selecionados 26 finalistas.

 

Na categoria educador, o primeiro lugar foi conquistado por Renatta de Burgos P. F. Dias Silva, da escola Therezinha de Jesus S. Pimentel, com 'O tear de nossas histórias na construção do mundo'. O segundo lugar ficou com Alessandra Beato Correia, também da Therezinha de Jesus S. Pimentel, por 'O morro e seus encantos'.

 

A terceira colocada foi Fabiana Mendonça dos Santos, da Magali Alonso, que apresentou 'O baú do Griô: uma viagem às africanidades'; a quarta, Rita de Cássia Gotard Van Opstal Nascimento, da Porchat de Assis, com 'A criança e o idoso: um diálogo para o futuro', e o quinto ganhador, Edcarlos Rodrigues Ferreira, da Emília Maria Reis, por 'Meditação no ambiente escolar: uma nova perspectiva para a atividade docente'.

 

Gestor
Na categoria gestor, venceu a supervisora de ensino Ana Claúdia da Silva Felix, que quando desenvolveu o projeto, era diretora da unidade Vinte e Oito de Fevereiro, pelo projeto 'Gestão Democrática: uma experiência bem-sucedida em uma Unidade de Educação em Santos'. Já na modalidade funcionário, a nutricionista Márcia Maria Castanheira, da unidade Iveta Mesquita Nogueira, recebeu a premiação por 'Conhecer para escolher!' .

 

 

A secretária de Educação, Cristina Barletta, agradeceu a dedicação de todos e aos parceiros. “Já estive no lugar de vocês, torcendo para que a professora representante da minha escola recebesse a premiação. Tenho orgulho de vocês, que desenvolvem trabalhos incríveis em suas unidades, mudando a vida dos nossos alunos.”

 

Premiação
Todos os 26 finalistas receberam bolsas de estudo para cursos de inglês ou espanhol (um semestre) e um dia na Estância do Alto da Serra. Na categoria educador, os cinco primeiros foram premiados com viagens, podendo levar um acompanhante: 1º lugar, para Madri; 2º, para México; 3º, para Buenos Aires; 4º, cinco noites em Fortaleza e 5º, cinco noites em Maceió.

 

Já na categoria gestor, o vencedor ganhou um aparelho projetor para sua unidade. Além disso, também foi contemplado com uma viagem de três noites para Foz do Iguaçu, com acompanhante, mesma premiação do ganhador da categoria funcionário. Os sete ganhadores ganharam troféus e bolsas de estudo de pós-graduação. Durante o evento, a professora Leila Cordeiro ganhou um cheque de R$ 5 mil, ofertado pela Vero Design, por meio de sorteio.

 

Os parceiros da iniciativa em 2019 foram Base Multiserviços, Modal GR, Vero Design, Unimed Santos, Grupo Colosso, Praticagem Santos, Sanisa Elevadores, CNA – Ponta da Praia e Boqueirão, Colégio Lamec, Instituto Santista de Formação Especializada, Instituto Cristal Santista, Unisanta, Exupery Viagens, Marim Resíduos, BrasilFij, ZMR Produções e Rotary Club de Santos.

 

Foto: Anderson Bianchi/PMS