Notícias

Jovens com síndrome de Down orientam exposição em Santos

12/12/2019

Uma exposição sobre os direitos das pessoas com deficiência liderada por elas mesmas. Assim é a "Direitos humanos para quê?, a convenção sobre os direitos humanos da pessoa com deficiência", do Memorial da Inclusão do Governo do Estado de São Paulo, que faz parte da Virada Inclusiva de Santos. Quem realiza o trabalho de monitoria e explica cada um dos totens aos visitantes são três jovens adultos que têm síndrome de Down: Rodrigo Frank Torres, 37 anos, e os noivos Samuel Sestaro, 29, e Isabela Correia, 30.
 

 
Cada totem destaca um direito da pessoa com deficiência, com base na Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, adotada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que tem o lema “Nada sobre nós, sem nós”, que se relaciona à participação plena das pessoas com deficiência.

 
Todos os painéis da exposição são 100% interativos, têm textura, permitem a leitura em braile, e também são disponibilizados tablets para a comunicação em Libras. Em formatos de jogos como de caça-palavras, jogo dos sete erros, entre outros, os totens dialogam com públicos de idades diversas, inclusive com crianças.

 

A mostra fica em cartaz até o próximo domingo (15), das 17h às 20h, no Teatro Municipal Braz Cubas (Av. Senador Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias).
 

 

Foto: Marcelo Martins/PMS