Meio Ambiente

Dicas simples para reduzir o lixo estando na rua

13/12/2019

Cada vez mais, estamos preocupados com o meio ambiente, e hoje, buscamos alternativas mais sustentáveis para quase tudo. Opções inteligentes, que agridam menos o nosso planeta, são necessárias. Porém, passamos grande parte do tempo em atividades fora de casa. Será que é possível reduzir a nossa produção de lixo mesmo estando na rua? Com a ajuda da Beegreen, separamos algumas ideias para te ajudar:

 

Monte seu próprio kit sustentável

Uma ótima estratégia para quem está buscando diminuir a produção de lixo é montar um kit com utensílios duráveis. “Pode até parecer difícil, mas depois que você monta seu kit e começa a levá-lo para os lugares, você vê o quanto consegue diminuir a quantidade de lixo gerada ao longo do seu dia”, comenta Patricya Bezerra, fundadora da Beegreen.

 

Leve, sempre que possível, uma ou duas ecobags, caso você queira comprar alguma coisa na rua; um kit básico para alimentação com canudo, talheres e copos reutilizáveis; se você não quiser/tiver como levar, veja se o local oferece opções duráveis, evitando sempre os descartáveis. Quando puder, opte pelo guardanapo de pano, e tenha sempre algumas embalagens reutilizáveis. Assim, você pode comprar seus alimentos e armazená-los de maneira adequada e ainda levar as sobras, caso queira. 

 

Vai comer na rua? 

Se você precisar comer na rua, existem algumas sugestões para diminuir ao máximo a produção de lixo nesses casos. Se for tomar um sorvete, por exemplo, prefira sempre a casquinha, que é comestível. Se for a padaria, peça sempre para que os alimentos venham em embalagens de papel, para depois fazer a separação adequada do lixo. Para os lanches, a mesma coisa; escolha sempre as opções sem plástico descartável. O mesmo vale para o ketchup e para a mostarda – molhos em geral -, opte por lugares que ofereçam opções reutilizáveis. 

 

O lanchinho do dia

Que precisamos nos alimentar bem é um fato, afinal, nosso corpo precisa de energia para executar as tarefas ao longo dia. Por isso, as dicas relacionadas aos nossos “lanchinhos” valem não só para as crianças, como para os adultos, e além de serem mais sustentáveis, são também mais saudáveis. Snacks e bolachas: a melhor maneira de transportá-los é em potinhos de vidro ou em sacos de tecido. Hoje existem opções especiais para isso no mercado, que são reutilizáveis e conservam o alimento fresco. Quanto às bebidas, leve sempre uma garrafa de água com você, e se preferir, faça sucos naturais em casa, pois assim você evita comprar opções industrializadas na rua. Balas e chicletes: uma ótima opção aqui, além de muito mais saudável, são as frutas secas, que tem o próprio açúcar da fruta e podem ser levadas em saquinhos de pano para qualquer lugar.

 

“Hoje é muito mais fácil tentar diminuir a quantidade de lixo que produzimos; afinal, estão surgindo inúmeras ferramentas que nos ajudam nessa tarefa. Basta termos consciência do que estamos fazendo. Consumir na rua requer dedicação e esforço da nossa parte, principalmente em dizer não aos descartáveis, mas não é uma tarefa impossível”, finaliza.