Notícias

Decore a casa com obras de arte

14/12/2019

Quando chega a hora de repaginar a casa, é comum reunir inúmeras ideias para o projeto de decoração que trará personalidade aos ambientes. Os móveis e a cor das paredes são importantes escolhas na busca pela casa ideal. Mas o que tem o poder de arrematar a decor, sem dúvida, são as obras de arte.  

“Há algo de cativante em uma obra que pode, ao mesmo tempo contar uma história e dar vida nova a um cômodo sem ocupar muito espaço", comenta desenhista industrial Wendell Toledo,  da Artluv. Confira algumas dicas:

Moldura deve combinar com o quadro
Na escolha de um quadro você pode querer que moldura da obra combine com o espaço. Mas, segundo o especialista, isso é um erro. “O objetivo de um quadro não é o de ficar bem com os móveis e, sim, de ser um valor acrescentado ao espaço. Sendo assim, a moldura deve combinar unicamente com o quadro”, explica. 

Considere o tamanho
Você deve se atentar às dimensões da obra em relação ao tamanho do cômodo, dos móveis e a altura da parede. “Muitos quadros juntos num espaço pequeno podem torná-lo ainda menor; um quadro pequeno numa parede enorme ficará perdido; um quadro mais largo do que a parede cria um efeito visual desequilibrado”. 

 


 

Como posicionar a obra
As obras de arte devem ser penduradas entre 1,65 e 1,72 metros acima do chão. Porém, se for colocada em uma área onde as pessoas estão sentadas, as obras devem ser penduradas mais para baixo. “Se a decoração for mais simples, você pode colocá-los no chão, encostados em uma parede ou em uma prateleira”, diz Toledo. 

 

Iluminação traz charme
A iluminação é um fator importante para dar destaque à obra de um cômodo. Para isso, aposte em uma iluminação direta, conferindo um toque dramático. O efeito pode ser causado com o uso de lâmpadas, luminárias e spots. 

 


 

Harmonia com os móveis
A obra fará parte de um cenário com os demais móveis do cômodo, por isso, é necessário que haja harmonia entre os elementos. “Quadros pendurados atrás do sofá devem obedecer a altura de 1,60 m do chão e de pelos menos 25 cm do topo do sofá. Já no caso de aparadores e escrivaninhas, o quadro deve ficar a 20 cm de altura da parte superior da mesa”, conclui o profissional.

 

Fotos: Pixabay