Em Off

Tiago Cervantes sai na frente em Itanhaém

14/12/2019

O advogado e empresário Tiago Cervantes, atual vice-prefeito, sai na frente na disputa pela Prefeitura de Itanhaém. Ele tem 21,9% das intenções de voto, 10,5% a mais que o segundo colocado, Marcelo Strama, que aparece com 11,4% na pesquisa estimulada (quando são apresentados os nomes dos concorrentes) realizada pela Badra Comunicação, a pedido do Jornal da Orla. Em terceiro lugar aparece Cris Forssell, com 8,5%, seguida por Peterson, com 6,3%, capitão Galvão, com 3,9% e Fabiano Gregório, com 2,1%. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.

 

Pesquisa estimulada

 

Na pesquisa espontânea (quando o eleitor revela sua preferência sem a apresentação de nomes), Cervantes também aparece numericamente na frente, com 6,2% contra 4,7% de Marco Aurélio, que não pode ser candidato por estar no segundo mandato.

 

Pesquisa espontânea

O levantamento foi realizado entre os últimos dias 9 e 11 e foram ouvidos 1.060 eleitores, levando em conta a proporção de homens e mulheres, bem como a faixa etária (a partir dos 16 anos). O trabalho foi coordenado pelo sociólogo Dalmo Viana, analista da Badra Comunicação e especialista em pesquisas.

 

Viana destaca que Cervantes é o favorito na corrida eleitoral, mas terá de decidir se durante a campanha descola um pouco sua imagem da do prefeito Marco Aurélio, reprovado pela maioria da população, ou se fica ao lado do atual mandatário, correndo o risco de perder votos.

 

Maioria dos eleitores reprova prefeito

O prefeito Marco Aurélio (PSDB) completa o terceiro ano de seu segundo mandato reprovado pela maioria dos eleitores. Segundo a pesquisa da Badra Comunicação, 53,7% reprovam a forma de governar do prefeito: já 39,1% aprovam e 7,2% não avaliaram.

Para Dalmo Viana a sensação de boa parte da população de que houve queda na qualidade dos serviços nas áreas de saúde e educação contribuiu de forma significativa para aumentar a taxa de reprovação de Marco Aurélio. A redução no horário de funcionamento das creches foi outro fator que afetou a imagem do prefeito.

Já o governador João Doria e o presidente Jair Bolsonaro conseguiram bons índices de aprovação: Doria é aprovado por 42,5% dos eleitores e reprovado por 37,2%; outros 20,3% não opinaram.

O presidente Bolsonaro tem a aprovação de 49,9% dos eleitores e é reprovado por 42%. Outros 8,1% não opinaram.

Na opinião de Viana, a melhora dos indicadores econômicos ajuda a cacifar uma eventual reeleição do presidente e é uma má notícia para Doria, que sonha com a cadeira presidencial.

 

Você aprova ou reprova a forma de governar do prefeito Marco Aurélio (PSDB)?

Você aprova ou reprova a forma de governar de João Doria?

Você aprova ou reprova a forma de governar do presidente Jair Bolsonaro?

Confira aqui a pesquisa completa.