Em Off

Bargieri tem ampla vantagem em Peruíbe

14/12/2019

O ex-prefeito Gilson Bargieri (PSB) tem vantagem folgada na disputa pela Prefeitura de Peruíbe. Na pesquisa estimulada (quando são apresentados os nomes dos concorrentes), realizada pela Badra Comunicação, a pedido do Jornal da Orla, ele aparece com 39% das intenções de voto, mais que o triplo do que obteve o segundo colocado, o atual prefeito Luiz Maurício (PSDB), que aparece com 12%. Em terceiro aparece Nelson do Posto (PL), com 9,8%; seguido por Alex Matos (Patriotas), com 5,5%; Cabo Anderson (DEM), com 5,2%; Kaio Lima (Republicanos), com 1,6% e Ricardo Corrêa (Podemos), com 1,3%.

 

Pesquisa estimulada

Na pesquisa espontânea (quando não são apresentados os nomes dos concorrentes), Gilson Bargieri tem vantagem numérica sobre o atual prefeito: ele tem 13,6% contra 10% de Luiz Maurício, o que caracteriza empate técnico, já que a margem de erro é de 3% para mais ou para menos.

 

Pesquisa espontânea


A pesquisa foi realizada entre os últimos dias 9 e 11 junto a 1.067 eleitores, considerando o número de homens e mulheres, bem como faixa etária (a partir dos 16 anos). 

Para o sociólogo Dalmo Viana, a vantagem de Bargieri é bastante confortável não apenas pelos altos índices de intenção de voto, mas, também, pelo fato de o atual prefeito ter sua administração reprovada por quase 70% dos eleitores. “Outro dado significativo é que para 82,1% dos entrevistados Luiz Maurício fez menos do que eles esperavam”.

Quase 70% reprovam Luiz Maurício

O prefeito Luiz Maurício (PSDB) completa o terceiro ano de seu governo enfrentando forte insatisfação popular. Nada menos do que 69,8% dos eleitores reprovam a forma como ele vem governando a cidade. Seu governo é aprovado por apenas um quarto do eleitorado (25,8%), enquanto 4,4% não opinaram.

Graves deficiências na área de saúde, problemas com transporte coletivo e constantes enchentes são fatores que foram decisivos para desgastar a imagem do prefeito diante do eleitorado, segundo Dalmo Viana. 

Já o ex-governador João Doria, que foi derrotado na cidade para o ex-governador Márcio França, divide opiniões, com reprovação um pouco maior, mas dentro da margem de erro. Doria é reprovado por 46% e aprovado por 42,6% dos eleitores. Outros 11,4% não opinaram.

O presidente Bolsonaro aparece em situação semelhante: 50,6% dos eleitores reprovam a forma como vem governando o país, enquanto outros 46,8% aprovam, o que também caracteriza empate técnico dentro da margem de erro, que é de 3% para mais ou para menos. Outros 2,6% dos eleitores não opinaram.

 

Você aprova ou reprova a forma de governar do prefeito Luiz Maurício (PSDB)?

Você aprova ou reprova a forma de governar de João Doria?

Você aprova ou reprova a forma de governar do presidente Jair Bolsonaro?

Confira aqui a pesquisa completa.