Ponto de Vista

Doria, desça a serra!

16/12/2019

Meus amigos, há cerca de três meses, criei no programa Ponto de Vista, que apresento diariamente pela Santa Cecília TV (13h30, ao vivo e 20h reprise) uma campanha convocando o governador João Doria a descer a serra. Tive o cuidado de esperar os primeiros seis meses de mandato, para que o atual ocupante do Palácio dos Bandeirantes tivesse tempo suficiente para se inteirar da situação do Estado e, claro, digerir os dissabores da campanha eleitoral de 2018, que foi indiscutivelmente dura.

 

Vale ressaltar que em relação à Baixada Santista, Doria já iniciou sua gestão de forma surpreendente, cancelando praticamente todos os convênios assinados por seu antecessor, Márcio França. Com isso, retirou verbas extremamente importantes de áreas como saúde, educação, habitação, infraestrutura e turismo.

 

Na verdade, em toda a rica história do Estado de São Paulo, nunca um governador havia tomado esse tipo de atitude. Ficou a dúvida: Doria penalizaria a região por conta do embate eleitoral que teve com França? Difícil acreditar nessa hipótese. Afinal, quem vence uma eleição tão importante deve ter em mente governar para todos os paulistas.

 

Além disso, não foi a Baixada Santista que impôs ao atual governador a derrota mais impactante na última eleição e sim a Capital, onde ele foi prefeito por 15 meses e obteve 40% dos votos válidos contra 60% dados a França.

 

Porém, o tempo passou, os problemas regionais permaneceram e nada do governador descer a serra para ver de perto tudo que seus secretários e deputados da região levavam a ele. Entendi que seria hora de cobrar publicamente a vinda de João Doria à Baixada Santista como faziam Geraldo Alckmin, José Serra e o saudoso Mário Covas. Eles, se não conseguiram resolver todas as pendências, e são muitas, pelo menos buscaram atenuar as nossas principais dificuldades nas áreas mais sensíveis.

 

Assim vários investimentos em saúde, educação, habitação, segurança e infraestrutura foram realizados nos últimos 20 anos. Teriam Alckmin, Serra e Covas nos acostumado mal? Sinceramente, não creio. Acredito que cada um, ao seu estilo, procurou honrar ao máximo a função de governador do Estado mais importante da nação, comparecendo regularmente à nossa região para ouvir as demandas da população e na medida do possível solucionar os problemas de maior gravidade.

PS: Alguém pode dizer que João Doria esteve em Santos no último dia oito, onde assistiu ao jogo entre Santos e Flamengo na Vila Belmiro. Só que essa vinda não valeu. Dória tem que vir a trabalho e não a lazer.