Fronteiras da Ciência

Enfeitando a alma para o Natal

21/12/2019
Enfeitando a alma para o Natal | Jornal da Orla

Naquela manhã, avó e neta carregavam diversos enfeites e diminutas lâmpadas coloridas. Chegara o esperado dia de enfeitar a árvore de Natal.

Aos poucos, o belo pinheiro foi se transformando: luzes cintilantes o iluminavam, bolas de cores variadas o adornavam e, no topo, uma estrela fulgurante arrematava a encantadora decoração.

Algumas horas depois, a árvore de Natal estava completamente enfeitada.

-Vovó, eu gosto muito de decorar o pinheirinho de Natal com você! – Revelou a menina, aconchegando-se no colo da gentil senhora.

-E eu gosto muito que você me ajude a fazer isso, minha filha – redarguiu a avó, sorrindo.

-Mas você sabe – prosseguiu – é preciso também que enfeitemos o pinheirinho que todos temos dentro do coração.

-Um pinheirinho dentro do coração? – Questionou a menina, sem compreender.

-Sim – respondeu a avó. -O Criador plantou no coração de cada um de nós um pinheirinho. É nossa responsabilidade enfeitá-lo, assim como enfeitamos a árvore que agora ilumina a nossa casa.

-Mas vovó, como podemos enfeitar o pinheirinho do coração?

-Ora, minha filha, nós o enfeitamos com laços, bolas coloridas, luzes e até mesmo com uma estrela como esta – explicou a senhora, indicando a estrela que fora colocada, no topo da árvore, que ambas haviam enfeitado.

-Mas como fazemos isso?

A avó abraçou a neta, correndo-lhe os dedos pelos cabelos, e respondeu:
-Quando somos caridosos, quando perdoamos, quando amamos, criamos laços fraternos com aqueles que estão ao nosso redor. São esses laços que enfeitam o pinheirinho que O Grande Arquiteto do Universo plantou em nós.

E continuou -Da mesma forma, a gentileza, o respeito, a humildade, a empatia, a generosidade, são as bolas coloridas com as quais enfeitamos a árvore do coração.

-As luzes – prosseguiu a avó -são nossas orações. Todas as vezes que falamos com Deus, uma cintilante luz brilha em nosso interior, iluminando nosso caminho.

-E a estrela, vovó? – Questionou a menina com os olhos brilhantes, atenta à explicação.

-A estrela é a fé. Fé que, quando cultivada, brilha no céu de nossas almas e transforma o choro e a tristeza em esperança. E nos fortalece a vontade para continuar perseguindo nossos sonhos, até os vermos concretizados.

Abraçando a neta, a avó finalizou: -Lembre que não há, minha neta querida, nenhuma estrela mais cintilante do que a fé e nenhuma luz mais brilhante que a oração.

A poetisa Cora Coralina escreveu certa vez: 

“Enfeite a árvore de sua vida com guirlandas de gratidão. Em sua lista de presentes, em cada caixinha, embrulhe um pedacinho de amor, ternura, reconciliação e perdão!
No estoque do coração, a hora é agora!

Enfeite seu interior! Seja diferente! Seja reluzente!”

[com base em poema de Cora Coralina e na Redação do Momento Espírita]

Neste Natal, ofertemos para o desafeto, o perdão; para o oponente, a tolerância; para o próximo, o amor; para a criança, o exemplo; para o passado, a lição; para o presente, a oportunidade; para o futuro, a confiança; para nós mesmos, o nascimento de Jesus em nossos corações. E que se perpetue, em todos os outros dias do ano.

Feliz Natal para todos nós! 

         
Paz, saúde e prosperidade!