Datas Comemorativas

Jesus, um grande filósofo

25/12/2019

Mesmo levando em conta os milagres, a parte mais impactante da trajetória de Jesus é o conjunto de ideias que defendeu e permanecem vivas até hoje. Muito além das palavras de fé, as pregações de Cristo são filosofia pura, que inclusive inspiraram diversos outros pensadores ao longo da história.

Cerca de dois mil anos atrás, ele apresentou modos de pensar o mundo, as relações interpessoais e a interação do ser humano com os demais elementos da natureza.

O conjunto de ideias que difundiu representa um verdadeiro tratado de ética, com muitas ideias em sintonia do que já diziam filósofos gregos que viveram centenas de anos antes. A filosofia de Jesus também ajudou diversos outros pensadores a formular seus trabalhos —mesmo que fosse para contestar.

Estão presentes nos discursos de Jesus conceitos como liberdade, igualdade e fraternidade, todos com forte caráter político e extremamente críticos. Exemplos não faltam: o desafio aos hipócritas para que atirassem a primeira pedra; a expulsão dos mercadores inescrupulosos do templo; as súplicas para se praticar o perdão, a tolerância e a generosidade — temas mais atuais e necessários de serem abordados atualmente.

Foto: Reprodução da obra “O sermão da montanha”,  de Carl Bloch (1877)

LEIA TAMBÉM

Jesus para os cristãos