TV em Transe

Não ao preconceito

12/12/2019

A Band e o canal por assinatura TNT transmitiram domingo passado o Miss Universo 2019. A vencedora foi a sul-africana Zozibini Tunzi. Após ser coroada, ela fez um belo discurso contra o racismo e o preconceito.

 

“É uma honra absoluta representar, como negra e africana, a inclusão e a diversidade. A sociedade foi programada durante muito tempo para que não enxergar a beleza em uma negra. Mas agora estamos entrando em um tempo em que, finalmente, mulheres como eu podem saber que somos bonitas”. E prosseguiu: “Eu cresci em um mundo onde mulheres como eu, com a minha pele e o meu cabelo, nunca foram consideradas bonitas. Já chegou a hora de parar com isso. Eu quero que crianças olhem para mim e vejam os seus rostos refletidos no meu”, afirmou, sob aplausos.

 

Ironicamente, no mesmo domingo – porém um pouco mais cedo em outro canal – tivemos um triste exemplo de como temos um longo caminho a percorrer para vivermos numa sociedade mais digna.

 

Preconceito? – Em seu programa no SBT, Silvio Santos promoveu durante o quadro “Quem você tira?” um concurso entre quatro cantoras. Pela votação do público ganhou Jennyfer Oliver, que é negra.

 

O apresentador, no entanto, mostrou-se descontente com a escolha. Sem o menor pudor, ignorou o resultado. “Na minha opinião, a melhor intérprete é a Juliani. Você ganhou. Você é muito bonita, você canta bem e ganhou mais 500 reais”, decretou Silvio.  

 

“O programa era para ser ‘quem você tira?’, o público que tinha que tirar quem eles não tinham gostado e quem seria a melhor. Acabou que ele [Silvio Santos] gostou da Ju e falou que ela ganharia mais 500 reais por ser mais bonita. Só que aí entra aquela questão, o quadro era para cantora, não para beleza”, postou Jennyfer em seu perfil no Instagram.

 

A atitude do dono do SBT revoltou muita gente, includive artistas, que manifestaram repúdio nas redes sociais.

 

Aliás, já faz tempo que SS tem provocado polêmicas com seu comportamento “sem filtro”. Mas quem vai frear o “patrão”? 

 

Foto Guetty Images